TIMES

Por Paula Carvalho — Rio de Janeiro, Brasil

Reprodução Sita Oficial

Contratação mais cara do Cardiff, o argentino Emiliano Sala segue desaparecido. O atacante estava a bordo, junto ao piloto, em um avião particular que sumiu no Canal da Mancha, na travessia França-País de Gales, na noite desta segunda-feira. Aos 28 anos, o jogador fazia justamente o percurso rumo a sua nova cidade e ao seu novo clube, após deixar o Nantes no último sábado.

A suspeita de que o jogador era um dos passageiros foi confirmada na manhã desta terça-feira pelas autoridades francesas e as buscas pela aeronave foram suspensas por falta de visibilidade.

Emiliano Sala está desparecido após voo no trajeto Nantes-Cardiff — Foto: REUTERS/Stephane Mahe

Emiliano Raúl Taffarel Sala nasceu na província de Santa Fé, na Argentina, em 31 de outubro de 1990, mas fez toda sua carreira profissional longe do país sul-americano.

Na juventude, o atacante jogou nas categorias de base do Atlético y Social San Martín, clube de sua região, dos quatro aos 15 anos, quando passou a integrar o Proyecto Crecer - centro de formação de jogadores de futebol localizado na Argentina, mas afiliado ao Bordeaux, da França.

- Imaginem a consternação quando descobrimos (sobre o desaparecimento do avião). Conhecemos Emi (apelido de Emiliano) desde os 15 anos de idade (...) Seu comportamento era sempre respeitoso e discreto, um cara muito quieto. Com os técnicos e seus companheiros de equipe, ele sempre teve um relacionamento amigável - disse Julieta Balari em nome do Proyecto Crecer ao GloboEsporte.com.

Emiliano Sala na época em que defendia o San Martín, em 2005 — Foto: Reprodução La Nacion

Aos 20 anos, Emiliano Sala, enfim, assinou seu primeiro contrato profissional com o Bordeaux. Antes, porém, o atacante teve uma passagem relâmpago pelo Crato, de Portugal, no ano de 2009. De acordo com relatos de Paula Trapola, dirigente do clube na época, ao jornal português "Correio da Manhã", o atacante fez apenas um jogo pela equipe.

- Fez a pré-temporada e dava sinais de ser um grande centroavante. Mas só fez um jogo oficial conosco e marcou dois gols. E do nada veio nos dizer que tinha que voltar à Argentina urgentemente, por causa de uma namorada que estava com um problema.

Quando chegou ao Bordeaux, Sala foi integrado ao time B nas temporadas 2010/11 e 2011/12. Ao todo, jogou 43 partidas e marcou 16 gols. O processo até chegar ao clube francês, no entanto, foi longo.

- Não foi nada fácil, dos 15 aos 20 anos viajava todos os anos para períodos de adaptação. Vinha à França, ficava uns três meses, mas voltava para a Argentina. Durante esses anos me perguntei em várias ocasiões se realmente era o que eu queria ou se tinha que repensar a ideia de estudar alguma carreira. Me fiz essa pergunta várias vezes e conversei com a minha família, que sempre me apoiou em tudo - contou Emiliano Sala ao jornal argentino "La Nación" na última semana.

Emiliano Sala em ação pelo Bordeaux, em disputa dom David Luiz — Foto: Reprodução La Nación

No verão europeu de 2012, o atacante foi emprestado ao Orléans, onde se destacou na disputou da terceira divisão do Campeonato Francês - fez 19 gols em 37 partidas. Na temporada seguinte, ainda com contrato com o Bordeaux, Sala foi novamente emprestado - dessa vez, ao Chamois Niortais.

Em 2014, o argentino voltou à equipe B do Bordeaux, mas foi integrado ao time principal após dois jogos. Em janeiro de 2015, no entanto, ele foi para o Caen por emprétimo e ficou até a janela de verão do mesmo ano, quando então foi vendido ao Nantes.

Emiliano Sala em ação pelo Nantes — Foto: REUTERS/Stephane Mahe

Emiliano Sala defendeu o Nantes nas últimas quatro temporadas, disputando 133 jogos e marcando 48 gols. A última vez que entrou em campo foi em 16 de janeiro, na derrota por 1 a 0 para o Nimes, em partida válida pelo Campeonato Francês. Até sua despedida, o atacante, com 12 gols, estava em terceiro na artilharia da competição, atrás apenas de Kylian Mbappé e Nicolas Pepe - mas Neymar e Cavani o ultrapassaram após a goleada do Paris Saint-Germain por 9 a 0 sobre o Guingamp, no final de semana.

No último sábado, Sala foi anunciado pelo Cardiff como a contratação mais cara do clube, que desembolsou 15 milhões de libras (o equivalente a R$ 73,4 milhões) pelo atacante.

Pelas redes sociais, o Cardiff soltou um comunicado oficial (veja abaixo) em que o diretor executivo Ken Choo mostrou a preocupação do clube pelo desaparecimento do jogador e anunciou o cancelamento dos treinos desta terça-feira.

C&O e diretor executivo do Cardiff Ciry FC: "Ficamos muito chocados ao ouvir a notícia de que o avião tinha desaparecido. Esperávamos que Emiliano chegasse na última noite em Cardiff e que hoje fosse seu primeiro dia com a equipe. O dono Tan Shen Vincent Tan e o presidente Mehmet Dalman estão muito aflitos com a situação. Nós decidimos nesta manhã cancelar os treinos de hoje com a equipe, staff e todo o clube com a cabeça no Emiliano e no piloto. Todos nós do Cardiff Cioty FC gostaríamos de agradecer aos fãs e toda família futebolística pelo apoio nesse momento difícil. Vamos continuar rezando por novidades positivas.

Mais do ge