Economia
PUBLICIDADE
Por — Brasília

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta quarta-feira que a Reforma Tributária vai atrair investimentos, reduzir desigualdades e marca uma mudança profunda para o país. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) , aprovada pela Câmara na semana passada, foi promulgada em sessão do Congresso.

Por se tratar de mudança na Constituição, não cabe sanção ou veto do presidente da República. Pacheco, que também é o presidente do Congresso, conduziu a promulgação.

— É um divisor de águas. É o Brasil rumo ao progresso. É uma conquista do Congresso Nacional e do povo. Não havia consenso sobre o modelo e sobrava o medo. O medo de que a reforma implicasse perda de receita e custos superassem benefícios. Mesmo com tanta dificuldade, a Reforma Tributária se impôs. O debate aprofundado foi essencial — afirmou Pacheco, ao lado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, presente à solenidade juntamente com autoridades de outros poderes.

Pacheco acrescentou que a construção do texto aprovado foi fruto de um amplo debate, na Câmara e no Senado, resultado da democracia brasileira:

— A Emenda Constitucional é produto do dialogo democrático. Na história recente, a Reforma Tributária ampla sempre tiveram associadas a contextos autoritários ou revolucionários. A aprovação da reforma representa neste instante a forma da democracia brasileira.

Com a promulgação, a reforma entra oficialmente na Constituição. Lula destacou a capacidade de diálogo de líderes de diferentes forças políticas para aprovar a PEC da Reforma Tributária. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também presente, atribuiu a aprovação da PEC à "liderança" de Lira e Pacheco. Ele destacou o papel do secretário especial do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, economista que baseou as propostas da Reforma Tributária.

A sessão foi presidida pelo presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Lula foi recebido aos gritos por deputados e senadores aliados, que entoaram marcas da campanha de 2022. Também houve vaias da oposição contra o presidente.

Webstories
Mais recente Próxima Lira diz que sistema tributário era 'manicômio' e que promulgação da reforma é histórica: 'Agora, quem ganha mais, vai pagar mais'
Mais do Globo

Rivais em novembro têm elevado o tom dos ataques, deixando de lado questões políticas e passando a ataques diretos e sem filtros

'Desonesto', 'fora de si', 'completo mentiroso': depois de aceitarem debates, Biden e Trump trocam farpas em comícios

Ele fala de nova série do Wolverine e diversidade nas HQs: ‘Por que só os homens deveriam ter toda a diversão?'

Chris Claremont, autor de clássicos dos X-Men, fala sobre mutante brasileiro e CCXP em São Paulo: 'Gosto muito de ir ao Brasil'

Mais animado entre os músicos da primeira noite do festival, saxofonista brilhou com suas imprevisíveis intervenções e banda de primeiríssima

Aos 86 anos, Charles Lloyd traz juventude e frescor para o jazz na abertura do C6 Fest

Sorteio foi realizado pela Caixa Econômica Federal, em São Paulo, com transmissão online

Resultado Mega-Sena 2.726: ninguém acerta as dezenas e prêmio acumula em R$ 37 milhões; veja números sorteados

Outras duas vítimas que estavam na embarcação foram resgatadas e socorridas no Quebra Mar

Pescador morre após barco virar com ressaca no mar da Barra da Tijuca, na Zona Oeste

Jogador foi ovacionado em quadra do Tijuca

Ídolo do basquete do Flamengo, Olivinha alerta Gabigol: 'Tem que se cuidar um pouquinho mais'

Armamento e drogas foram apreendidos. Caso foi registrado na 16ª DP (Barra da Tijuca)

Seis suspeitos de tráfico de drogas são presos pelo Bope em Rio das Pedras

Ex-atacante diz que jogador mereceu perder camisa 10, mas que sabe o tamanho do clube

Romário concorda com punição do Flamengo a Gabigol, mas afirma: 'Não foi um gesto em desrespeito'

Vocalista do Soundgarden e do Audioslave morreu, aos 52 anos, em Detroit, nos Estados Unidos, em 2017

Morte de Chris Cornell completa 7 anos: 'uma voz que definiu uma geração'