Negócios
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

O Conselho de Administração da Petrobras definiu, em reunião na sexta-feira, pela liberação do pagamento de 50% dos dividendos extraordinários que haviam sido retidos em sua totalidade. A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de dar aval à distribuição de metade do valor aos acionistas já havia sido antecipada pela colunista do GLOBO Malu Gaspar.

A expectativa é que a proposta seja aprovada ao ser levada à Assembleia Geral Extraordinária (AGE), marcada para o próximo dia 25 de abril. O pagamento dos 50% remanescentes ainda será avaliado pelo conselho.

Se aprovado em assembleia, o pagamento de metade dos dividendos fará a Petrobras distribuir quase R$ 22 bilhões ao mercado. Deste total, cerca de R$ 6 bilhões vão para os cofres da União, acionista majoritária da empresa.

Relembre o impasse no pagamento dos dividendos

O conselho da Petrobras decidiu em março por reter o pagamento dos dividendos extraordinários. A diretoria da companhia presidida por Jean Paul Prates. defendia o pagamento de 50% do valor. Mas o governo determinou que todo o dividendo extraordinário ficasse no fundo de reserva.

A tese de retenção de 100% dos dividendos extras era também defendida pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silvia, demais representantes do ministério e a conselheira representante dos empregados.

Eles defendiam a retenção do dinheiro para melhorar as condições da empresa de obter empréstimos para investimentos. Já os acionistas minoritários queriam a distribuição total.

O impasse gerou uma crise na Petrobras que levou Prates a um processo de fritura no Palácio do Planalto, que chegou a avaliar outro nome para o cargo. Após a interferência do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), Prates conseguiu se manter no comando da estatal.

Mais recente Próxima Na mira da sustentabilidade: carro 100% a álcool irá retornar ao mercado brasileiro
Mais do Globo

Espaço cultural avisa que não é permitido trocar de roupa nem colocar tripés e rebatedores

Mês das noivas: CCBB do Rio reserva dia especial para ensaios fotográficos

Diferentes estilos e temas embalam os encontros em ruas e bares pela cidade

Rio é palco para vários tipos de rodas, que vão além do samba: pop, salsa e rima são apenas algumas delas

Previstas há mais de 15 anos, obras para reduzir alagamentos em Icaraí e Santa Rosa não têm data para sair do papel; MP cobra outras medidas da prefeitura na Justiça

Prevenção de enchentes: Niterói terá novo projeto de drenagem para o entorno do Caio Martins

Usukhjargal Tsedendamba, de 53 anos, e Prevsuren Lkhagvajav, de 31 anos, fizeram último contato há uma semana

Alpinistas da Mongólia morrem ao tentar escalar o Everest