Brasil não participa de intervenção em outros países, diz Mourão

Presidente em exercício diz que apoio do Brasil é apenas com relação ao opositor Juan Guaidó, que se declarou presidente interino

PUBLICIDADE

Foto do author Daniel  Weterman
Por Daniel Weterman e BRASÍLIA
Atualização:

O presidente em exercício, Hamilton Mourão, descartou a possibilidade de uma participação brasileira em uma eventual ação militar externa na Venezuela após o Brasil e os Estados Unidos reconheceram o líder opositor Juan Guaidó como presidente interino do país vizinho. "O Brasil não participa de intervenção, não é da nossa política externa intervir nos assuntos internos de outros países", disse Mourão, ao deixar o Palácio do Planalto nesta quarta-feira, 23.

Ovice-presidente Hamilton Mourão assumiu a Presidência enquanto Jair Bolsonaro está em Davos. Foto: Ernesto Rodrigues/Estadão

PUBLICIDADE

Horas antes, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarara que "todas as opções estão sobre a mesa" em relação ao país sul-americano.

Mourão afirmou que o apoio político do Brasil é em relação à decisão do líder opositor e futuramente, caso seja necessário, o Brasil vai participar de um apoio econômico para "reconstrução" da Venezuela. 

Na hipótese de prisão de Guaidó, o presidente em exercício disse que o Brasil, neste caso, "só pode protestar; não vai fazer mais nada além disso." A única ligação entre as Forças Armadas de Brasil e Venezuela, afirmou Mourão, é um contato institucional entre os ministros da Defesa dos dois países. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.