Época
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

Um novo mural do artista Banksy, em Londres, foi coberto com plástico e cercado por tábuas de madeira nesta quarta-feira, após ser vandalizado e manchado com tinta branca. Segundo autoridades do conselho local, do bairro de Islington, a cobertura foi innstalada pelo proprietário do prédio.

A obra de arte de Banksy apareceu na lateral de um prédio perto de Finsbury Park, em Londres — Foto: © Reuters
A obra de arte de Banksy apareceu na lateral de um prédio perto de Finsbury Park, em Londres — Foto: © Reuters

No último dia 18, a obra de arte apareceu na lateral de um prédio residencial em Finsbury Park. A pintura, que representa uma árvore composta por fortes tons de verde, foi reivindicada por Banksy em uma postagem no Instagram depois que ele atraiu multidões e especulações.

O mural apresenta tinta verde brilhante pulverizada no prédio atrás de uma árvore cortada, criando a impressão de ser sua folhagem, com um estêncil de uma pessoa segurando uma mangueira de pressão.

— As obras de arte de Banksy atraíram grandes multidões e é necessário proteger a arte e os residentes locais do impacto do número de visitantes — afirmou a entidade local. — O plástico transparente e a moldura de madeira sobre a obra foram instalados pelo proprietário do prédio, não pelo município.

As “medidas temporárias” anteriores implementadas pelo conselho de Islington incluíam cercas de metal e verificações regulares por parte dos agentes de patrulha do parque para controlar as multidões e ajudar a proteger a obra.

O porta-voz disse que o conselho continuará a explorar “soluções futuras com o proprietário do edifício para que as pessoas possam desfrutar da arte”.

Vandalismo

Mural da árvore de Banksy é vandalizado com tinta branca após três dias, em Londres — Foto: Reprodução
Mural da árvore de Banksy é vandalizado com tinta branca após três dias, em Londres — Foto: Reprodução

A obra de arte, no entanto, após ser alvo de polêmicas, também foi vandalizada com tinta branca apenas três dias depois de ser concluída. Um grupo jogou a tintura antes que as autoridades britânicas pudessem colocar uma cerca de proteção no local.

A obra de arte em Finsbury Park mostra uma mancha de tinta verde atrás de uma árvore sem folhas para se assemelhar a uma vegetação, com um estêncil de uma pessoa segurando uma mangueira de pressão retratada ao lado.

O artista de rua mais famoso da Grã-Bretanha é conhecido por escolher casas aleatoriamente para usar em suas obras de arte, muitas vezes aumentando seu valor em milhões. A situação, inclusive, gerou comentários entre os moradores do local, que temem atualizações nos preços do aluguel para os próximos meses.

Apesar disso, alguns moradores disseram que estavam “orgulhosos e encantados” com a ideia de o artista anônimo mais famoso do mundo ter escolhido esta rua para o seu mais recente trabalho.

A psicóloga clínica Amy, que mora no prédio de apartamentos, também tuitou uma foto dos danos. No post, ela demonstrou estar chateada pelo ocorrido com a obra: "Alguém vandalizou o Banksy durante a noite. Por que as pessoas não podem deixar uma comunidade ser feliz sem tentar arruiná-la?"

De acordo com o Daily Mail, o dono do prédio Alex Georgiou, que comprou o local em 2012 por cerca de 400 mil libras, avisou aos moradores que não pretende elevar taxas após a valorização da propriedade.

Banksy começou sua carreira no grafite em Bristol, na Inglaterra. Fez sua primeira exposição, Turf War, em Dalston, em 2003. A mostra ajudou a estabelecer o mistério como sua marca registrada, com o local da exposição divulgado apenas um dia antes do início.

Mais recente Próxima Banksy tem seu 'mural da árvore' vandalizado com tinta branca após três dias, em Londres
Mais do Globo

Ex-presidente apresenta quadro estável e sem febre

Bolsonaro segue internado com erisipela e não tem previsão de alta

Guitarrista postou fotos da cidade de Porto Alegre submersa em seu Instagram

Slash presta solidariedade às vítimas do RS: 'Deus acompanhe vocês'

Iniciativa da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro visa a democratização do acesso à leitura ao oferecer livros dos mais variados gêneros a preços que variam de R$ 2,00 a R$ 9,00

Biblioteca para população em situação de rua é inaugurada no Centro do Rio

Mesmo grupo tem cometido crimes na região há aproximadamente um mês, relatam frequentadores

Terror matinal: assaltos diários na Lagoa Rodrigo de Freitas assustam moradores

Venda de ingressos para o show dupla americana começa na semana que vem; Saiba o valor

Twenty One Pilots anuncia três shows no Brasil: veja locais, datas e preços

O sobrevivente Vagner Roberto Pereira nadou por duas horas até chegar a beira da Praia da Ponte para pedir ajuda; duas vítimas foram identificadas

Bombeiros encontram três corpos em Mangaratiba, onde barco naufragou

A apresentadora já havia compartilhado a escolha de seu novo nome no início de Maio

Maya Massafera publica foto após redesignação sexual e recebe carinho de famosos e internautas: 'Bem vinda a sua nova vida'

Estado é o maior produtor da fruta no país. Inundações trouxeram prejuízos pontuais para os produtores, diz Abrafrutas

Chuva no RS: safra da maçã já foi quase totalmente colhida, e desafio é a logística