Por G1 Minas


Em Brumadinho, número oficial de mortos sobe para 157; 182 estão desaparecidos

Em Brumadinho, número oficial de mortos sobe para 157; 182 estão desaparecidos

Mesmo com chuva, cerca de 50 homens e 16 máquinas reviraram a lama, nesta quinta-feira (7), no 14º dia de buscas em Brumadinho, na Grande BH.

Até o momento, 157 mortes foram confirmadas na tragédia. Outras 182 pessoas continuam desaparecidas.

De acordo com a corporação, 250 aparelhos de geolocalização ajudam os militares que trabalham na zona quente, uma novidade que começou a ser usada.

De acordo com o tenente-coronel Anderson Passos, o equipamento permite a localização em tempo real de cada bombeiro, que pode solicitar apoio e socorro.

Ainda segundo o tenente-coronel, a tecnologia marca, por exemplo, quantos passos foram dados por cada bombeiro e por onde eles passaram.

Corpo de Bombeiros usa 250 aparelhos de geolocalização no 14º dia de buscas em Brumadinho

Corpo de Bombeiros usa 250 aparelhos de geolocalização no 14º dia de buscas em Brumadinho

Nova ponte

A reconstrução da ponte que liga o distrito de Casa Branca a Brumadinho começou a ser feita nesta quinta. A estrutura foi levada pela onda de lama do rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, da Vale.

De acordo com o tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador da Defesa Civil, o acesso será refeito pela Vale e deve ficar pronto em até três semanas.

A Rodovia Alberto Flores é a principal forma de acesso de Casa Branca a Brumadinho. Por isso, a interdição tem complicado a vida dos moradores.

Visita de ministra

Ministra Damares Alves visita Brumadinho — Foto: Reprodução/TV Globo

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, esteve na região. Ela e Sérgio Queiroz, secretário nacional de proteção global, falaram que vão "listar barragens" em perigo e fornecer dados às empresas.


O governo também vai exigir treinamentos para evacuação de populações em risco. Não foram dados prazos para essas medidas.

"Deixamos um recado muito duro para a Vale. Nós não vamos deixá-los quietos. Vamos estar acompanhando e cobrando medidas da Vale no âmbito de direitos humanos", comentou Damares.

Números da tragédia

  • 157 mortos confirmados – 134 identificados (veja a lista)
  • 182 desaparecidos (veja a lista)
  • 192 resgatados
  • 393 localizados

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1