Por G1


Emiliano Sala, ex-jogador do Nantes, em foto de março de 2017 — Foto: Stephane Mahe/Reuters

O corpo encontrado nos destroços de um avião que caiu no Canal da Mancha é do jogador argentino Emiliano Sala, confirmou na noite desta quinta-feira (7) a polícia de Dorset, no Reino Unido.

"O corpo transferido para Portland foi formalmente identificado como o do jogador de futebol profissional Emiliano Sala", anunciou a polícia no Twitter. "As famílias de Sala e do piloto David Ibbotson foram informados. Nossos pensamentos estão com eles", acrescentou a polícia.

Diante das más condições meteorológicas para os próximos dias, as autoridades decidiram interromper as operações de resgate, abandonando a busca pelo corpo do piloto.

A aeronave, um monomotor modelo Piper Malibu, desapareceu em 21 de janeiro no Canal da Mancha, que fica entre a França e o Reino Unido. Sala viajava da cidade francesa de Nantes até Cardiff, no País de Gales, quando o avião sumiu.

Imagem de destroço de avião que transportava o jogador Emiliano Sala é divulgada pela agência britânica de investigações de acidentes aéreos — Foto: Reprodução/ Twitter/ AAIB

Após semanas de buscas, que chegaram a ser interrompidas, as equipes de resgate encontraram um avião com um corpo dentro. O cadáver foi retirado na quarta-feira, mas não havia sido identificado até esta noite.

Ainda não há informação sobre o paradeiro do outro ocupante do avião, o piloto David Ibbotson, de 59 anos. Somente os dois viajavam na aeronave.

Em nota, a polícia de Dorset afirmou que continuará investigando as causas da queda do avião.

Sala, de 28 anos, havia acabado de ter a transferência confirmada do Nantes para o Cardiff City FC – time que, apesar de representar a capital do País de Gales, joga a primeira divisão inglesa.

Reações na Argentina

A identificação de Sala despertou reações de dor em seu país natal, entre elas do presidente Mauricio Macri.

"Que notícia dolorosa. Minhas condolências aos familiares, amigos e companheiros de Emiliano Sala neste momento tão duro. Estamos com vocês", escreveu Macri em sua conta no Twitter.

A Associação de Futebol Argentina (AFA) reagiu com pesar. "Dor profunda diante da confirmação da morte de Emiliano Sala, enviamos nossas condolências a toda sua família e entes queridos", publicou a AFA junto a uma fotografia do jogador.

O ex-jogador Gabriel Batistuta, oriundo da província de Santa Fé como Sala, também enviou uma mensagem nas redes sociais. "Que tristeza, a pior das notícias. Meus pêsames", escreveu.

Jogador revelou medo em gravação

Escolta policial transporta corpo encontrado em destroços de avião que caiu no Canal da Mancha a um furgão (cinza) nesta quinta-feira (7) na Inglaterra — Foto: Glyn Kirk/ AFP

Um dia depois do desaparecimento, o jornal argentino "Clarin" divulgou o conteúdo de um áudio que o jogador mandou por Whatsapp para um grupo de amigos quando estava no avião em que desapareceu. O diário argentino afirma que o pai do atleta confirmou sua veracidade.

Na gravação, Sala começa cumprimentando os amigos e contando que teve de resolver muitas coisas antes de deixar Nantes. "Não termina nunca", comenta. Em seguida ele faz menção ao avião.

"Estou aqui no avião que parece que está para cair aos pedaços e estou indo para Cardiff. (...) Se em uma hora e meia não tiverem nenhuma notícia minha, não sei se vão mandar alguém procurar por mim, porque não vão me encontrar, mas ...bem ... Papai, que medo tenho... "

Voo vom o jogador Emiliano Sala desaparece — Foto: Fernanda Garrafiel/G1

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!