Por G1


Número de mortos em Brumadinho (MG) já passa de 60, dizem bombeiros

Número de mortos em Brumadinho (MG) já passa de 60, dizem bombeiros

A Defesa Civil de Minas Gerais informou, na noite desta segunda-feira (28), que há 65 mortos e 279 desaparecidos após tragédia provocada pelo rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Neste quarto dia de buscas – que teve reforço de militares enviados pelo governo israelense –, nenhuma vítima foi encontrada com vida, segundo o corpo de bombeiros.

Números da tragédia

A barragem de rejeitos, que ficava na mina do Córrego do Feijão, se rompeu na sexta-feira (25). A lama varreu a comunidade local e parte do centro administrativo da empresa. Entre as vítimas, estão moradores e funcionários da Vale.

As equipes lideradas pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais adotam diferentes estratégias para localizar sobreviventes e vítimas. Aos poucos, a lama fica mais sedimentada – ou seja, menos fofa. Por isso, as equipes precisaram tomar cuidados para não colocar em risco os possíveis sobreviventes ou os próprios bombeiros.

As buscas estão sendo feitas por 120 bombeiros de Minas Gerais e 160 enviados de São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Espírito Santo e Goiás. Há outros 33 integrantes da Força Aérea Brasileira e 60 do Exército. Helicópteros são utilizados para resgatar os corpos.

A tropa da ajuda oferecida por Israel se concentrou no vale de lama perto do local em que a barragem estourou. Um dos equipamentos israelenses é capaz de encontrar pessoas com vida a 30 metros de profundidade. Apesar de a lama dificultar a sobrevivência, os bombeiros não descartam a possibilidade encontrar pessoas com vida.

Nesta segunda, os primeiros corpos começaram a ser enterrados. No cemitério Parque das Rosas, desde que a tragédia ocorreu 98 covas foram abertas, de acordo com funcionários. Trabalhadores da prefeitura foram deslocados de outros setores para ajudar no local, que, normalmente, conta com dois coveiros.

Além disso, a Vale anunciou a doação imediata de R$ 100 mil a cada família das vítimas da tragédia. A empresa também informou que deve manter a compensação financeira para o município, que não deve perder arrecadação.

Vale anuncia apoio às famílias das vítimas e ao município de Brumadinho

Vale anuncia apoio às famílias das vítimas e ao município de Brumadinho

Buscas por vítimas em Brumadinho após rompimento de barragem seguem nesta segunda-feira (28) — Foto: AP Photo/Leo Correa

Buscas

"É um trabalho de formiguinha, são áreas gigantescas", diz o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, sobre as buscas.

Há pontos em que a profundidade da lama chega a 15 metros.

Os socorristas usam cajados para perfurar o solo em busca de corpos, sobreviventes ou veículos que possam estar soterrados. O trabalho é cansativo. Como a lama está fofa, os pés afundam. Alguns bombeiros usam roupas de mergulho.

Bombeiros usam cajados para perfumar a lama em busca de corpos ou sobreviventes — Foto: Reprodução/GloboNews

Aihara afirmou que o refeitório – onde estavam trabalhadores da Vale no momento do rompimento da barragem – provavelmente foi arrastado pela lama e pode ter ido parar a "até quilômetros à frente".

Os bombeiros ainda não começaram as buscas na área em que ficava o refeitório porque estão priorizando locais onde há menos lama – e, por isso, as chances de encontrar sobreviventes são maiores.

Segundo o porta-voz dos bombeiros, no sábado (26) foi determinado o local onde ficava uma pousada em Brumadinho. A pousada foi varrida de seu ponto original, onde agora "só tem lama". Estima-se que, lá, havia 35 pessoas.

O coronel que lidera as tropas israelenses que ajudam nos trabalhos, Golan Vach, afirmou que a prioridade é encontrar pessoas com vida. Ele explicou que sonares serão usados para tentar localizar vítimas. "Vamos trabalhar usando radares e com as próprias mãos", disse.

Corpo é retirado de helicóptero em Brumadinho (MG) — Foto: Washington Alves/Reuters

Em entrevista na manhã desta segunda, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, afirmou que o apoio dos militares de Israel vai "aumentar muito a chance de encontrar novos sobreviventes" e dar mais "agilidade para encontrar vítimas".

O governador disse que a preocupação é achar os sobreviventes e vítimas e que "donativos não tem feito diferença para melhor".

A Vale informou que cerca de 50 pessoas estão trabalhando no resgate da fauna local às margens do Rio Paraopeba. Já foram resgatados 26 animais domésticos.

A Juíza Perla Saliba Brito determinou que a empresa comece imediatamente a cuidar do resgate de animais atingidos pela tragédia.

Imagem aérea mostra destruição em Brumadinho após rompimento de uma barragem da mineradora Vale — Foto: Reprodução/TV Globo

Ajuda oferecida por Israel

Militares israelenses se juntam às equipes de resgate em Brumadinho

Militares israelenses se juntam às equipes de resgate em Brumadinho

Um avião com 136 militares e 16 toneladas de equipamentos enviados por Israel chegou ao aeroporto de Confins na noite de domingo. Na equipe israelense há médicos, engenheiros, bombeiros especialistas em busca e resgate e integrantes da unidade de missões submarinas da marinha local.

Além de detectar sinal de celulares soterrados, os equipamentos trazidos por eles usam sonares capazes de identificar um corpo humano na lama, por exemplo.

"São atuações coordenadas", descreveu Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

"A questão da leitura pelos radares, pela questão dos celulares, ela funciona em paralelo com as ações que estão sendo executadas em buscas. É interessante abordar que, neste momento, a gente faz uso de uma série de recursos tecnológicos: sobrevoo por drones, câmeras termais, referenciamento geográfico, outros equipamentos que a gente consegue rastrear com uso de tecnologia, [como] últimas localizações disponíveis. Então, é mais um recurso tecnológico que soma aos esforços que já estão presentes."

A região atingida pela lama foi dividida em setores: os israelenses atuam com os militares brasileiros na área onde ficavam os prédios administrativos e o refeitório da lama. A área depois da linha férrea, que foi levada pelos rejeitos, fica só com as equipes brasileiras.

Não existe previsão de quanto tempo os militares de Israel vão ficar no Brasil.

2 corpos dentro de ônibus

Boletim: encontrados 2 primeiros corpos de ônibus soterrado pela lama em Brumadinho (MG)

Boletim: encontrados 2 primeiros corpos de ônibus soterrado pela lama em Brumadinho (MG)

De acordo com o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, até o momento dois corpos foram resgatados do interior do segundo segundo ônibus soterrado perto do centro administrativo da Vale em Brumadinho. A quantidade de vítimas dentro do veículo não foi confirmada.

No sábado (26), o Corpo de Bombeiros já havia encontrado um ônibus na região da barragem. Todos os ocupantes do coletivo eram funcionários da empresa e morreram, segundo o porta-voz da corporação. Ao menos dez corpos foram retirados.

Momento da retirada do primeiro corpo do segundo ônibus encontrado. — Foto: Elton Lopes/TV Globo

Antecipação do Bolsa Família

Além disso, a Caixa Econômica Federal informou que vai liberar o saque para quem tiver saldo em conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) assim que o governo municipal delimitar a área atingida pela lama.

Parentes de vítimas esperam notícias dos quase 300 desaparecidos

Parentes de vítimas esperam notícias dos quase 300 desaparecidos

O que se sabe até agora:

Como funcionam as barragens de mineração — Foto: Alexandre Mauro/G1

Detalhes sobre as barragens da Vale no Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG) — Foto: Juliane Souza/G1

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1