Exclusivo para Assinantes
Economia Tecnologia

Aplicativo mais baixado da App Store na China é do Partido Comunista

Software, chamado Estude a Grande Nação, é misto de rede social e ferramenta de doutrinação; sua maior estrela é o presidente Xi Jinping. Governo incentiva uso em províncias e municípios
Xi Jinping em tela do app: quizzes, mensagens no estilo Snapchat e notícias do Partido Foto: Reprodução/App Store
Xi Jinping em tela do app: quizzes, mensagens no estilo Snapchat e notícias do Partido Foto: Reprodução/App Store

PEQUIM - Uma das principais economias do mundo, a China não poupa esforços para seguir se modernizando, inclusive quando se trata de internet. Mistura de rede social com ferramenta de doutrinação ideológica,  o aplicativo mais baixado da App Store, da Apple, no país, se chama Estude a Grande Nação e é o  mais novo recurso elaborado pelo Partido Comunista Chinês para levar sua propaganda marxista para a era digital.

Até agora, a estratégia parece estar funcionando, pois, logo após ser lançado, no início do ano, o app não só se tornou campeão na loja mobile da Apple, do iPhone, como também em várias concorrentes que rodam nos smartphones com sistema Android.

Mas o entusiasmo pela novidade não foi totalmente espontâneo — braços do Partido Comunista em universidades e governos provinciais e municipais vêm orientando administradores a incentivar o uso do app para educação política.

O software foi criado pelo Departamento de Propaganda do governo, e sua interface é tão atraente quanto as dos aplicativos de notícias populares e entretenimento. E uma das estrelas do Estude a Grande Nação é o próprio presidente do país, Xi Jinping. O app permite ficar em dia com as últimas notícias sobre as decisões de Xi e oferece uma citação do presidente a cada dia. Até quizzes (jogos de perguntas e respostas) sobre ele estão incluídas, e na parte de vídeo há uma funcionalidade chamada "A Hora do Xi".

Ao se engajarem nas atividades do aplicativo, os usuáros ganham "pontos de estudo", que em futuras versões darão direito a brindes.

Outros recursos disponíveis são uma agenda e um calendário de eventos. E na parte social, o software é integrado com o DingTalk, aplicativo de mensagens do Alibaba. Assim, é possível mandar texts para os amigos, fazer chamadas de vídeo e até postar mensagens que somem depois, no estilo Snapchat.

O Partido Comunista vem se modernizando continuamente nos últimos anos, criando raps patrióticos, produzindo talk shows e bolando games para celulares para atrair os jovens chineses para sua ideologia e ensinamentos.

No entanto, não é fácil saber como tais iniciativas são realmente recebidas. No caso do Estude a Grande Nação, sua pontuação na App Store está desabilitada. Mas a empresa de analytics App Annie teve acesso a quase 500 avaliações nesta semana, e a maioria é bem crítica. A nota média dada ao app é baixa — 2,7 estrelas (o máximo é de 5).

"Todo mundo está baixando este app voluntariamente, ninguém está nos forçando", escreveu um usuário... que deu 1 estrela ao software.

Outro usuário que deu a mesma nota escreveu: "Este programa é ótimo. Eu o baixei porque quis, totalmente. Gosto de estudar".