Política

General Floriano Peixoto é confirmado na Secretaria-Geral da Presidência no lugar de Bebianno

A informação foi anunciada pelo porta-voz do governo, Otávio do Rêgo Barros, na tarde desta segunda-feira
Floriano Peixoto Vieira Neto atuou no Haiti Foto: Divulgação
Floriano Peixoto Vieira Neto atuou no Haiti Foto: Divulgação

RIO — Segundo nome na Secretaria-Geral da Presidência, o general Floriano Peixoto Vieira Neto vai assumir o ministério após a confirmação da saída do ministro Gustavo Bebianno do comando da pasta. A informação foi anunciada pelo porta-voz do governo, Otávio do Rêgo Barros, na tarde desta segunda-feira. Com isso, ele é o oitavo militar no primeiro escalão do governo.

Com a nomeação, o ministro Onyx Lorenzoni, chefe da Casa Civil, é o único que atua dentro do Palácio Planalto que não tem carreira no Exército. Os outros dois ministros são os generais Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional, e Carlos Alberto do Santos Cruz, da Secretaria de Governo.

POLITICANDO : Demissão não será a última decepção de eleitores com presidente

PERFIL : Bebianno, um fã que chegou ao coração da família Bolsonaro

Floriano foi uma indicação do próprio Bebianno para o cargo de secretário-executivo da pasta. Desafeto do vereador Carlos Bolsonaro, o ministro se cercou de militares no gabinete em uma tentativa de se blindar dos ataques do mais polêmico dos filhos do presidente.

Além de Floriano, Bebianno na Secretaria-Geral da Presidência o general Maynard Santa Rosa é chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE). Na mesma área, o coronel Walter Félix atua como assessor especial.

A nomeação de Floriano Peixoto agradou os integrantes do ministério. Eles consideram que o interino se alinhará ao que Bebianno já tinha proposto para a pasta.