Saúde Ciência

Sistema Solar pode sair ileso da colisão entre Via Láctea e Andrômeda

Estudo mostrou que choque entre as galáxias só ocorrerá daqui a 4,5 bilhões de anos
Movimentos estelares de Andrômeda Foto: Divulgação ESA
Movimentos estelares de Andrômeda Foto: Divulgação ESA

RIO- Um estudo publicado no periódico "Astrophysical Journal" fez uma previsão mais otimista sobre um evento que há alguma tempo chama a atenção astrônomos do mundo todo: a futura colisão da galáxia Andrômeda com a Via Láctea. De acordo com pesquisadores, o fenômeno só acontecerá daqui a 4,5 bilhões de anos e não 3,9 bilhões como era previsto anteriormente, e o Sistema Solar poderá sair ileso desse choque.

Além de estender o tempo até a colisão das duas galáxias, os cientistas constaram que o choque não deve ser frontal, mas uma onda lateral, que não deve causar uma destruição tão grande quanto a que era prevista inicialmente. Devido a isso, o nosso Sistema Solar poderá sobreviver à colisão entre as duas galáxias.

Para chegar a essas conclusões, os cientistas utilizaram dados captados pelo telescópio Gaia, da Agência Espacial Europeia. O telescópio está captando dados para construir um mapa 3D das estrelas que circundam a Via Láctea, parte desses dados ajudaram a construir a nova hipótese sobre a colisão das galáxias.

—  Nós vasculhamos os dados de Gaia para identificar milhares de estrelas individuais em ambas as galáxias e estudamos como essas estrelas se moviam dentro de seus lares galáticos—  afirmou Mark Fardal, pesquisador do Instituto de Ciência e Telescópio Espacial.

Essa é a primeira vez que os cientistas medem precisamente como as galáxias se movem no universo. Após a colisão, Via Láctea e Andrômeda devem se fundir.