Saúde Ciência

Nasa anuncia plano de 'ir de novo à Lua e lá ficar'

Administrador da agência espacial, Jim Bridenstine diz que astronautas não farão 'o mesmo que fizemos há 50 anos'; ideia é explorar a superfície do satélite 'por mais tempo do que nunca' e ainda preparar a ida a Marte
A Lua durante o eclipse do dia 21 de janeiro, clicada a partir de Manaus, capital do Amazonas Foto: BRUNO KELLY / REUTERS/21-01-2019
A Lua durante o eclipse do dia 21 de janeiro, clicada a partir de Manaus, capital do Amazonas Foto: BRUNO KELLY / REUTERS/21-01-2019

NOVA YORK - A Nasa, a agência espacial americana, está planejando enviar astronautas para a Lua novamente — mas, desta vez, quer mantê-los lá por tempo indeterminado.

É o que diz o administrador da agência, Jim Bridenstine, que pediu "o melhor e mais brilhante da indústria americana para ajudar a projetar e desenvolver aparelhos para desembarcar humanos na Lua". Essa frase foi em resposta ao que ele afirma ser uma missão clara dada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e pelo Congresso para mais uma vez levar astronautas para bem longe da órbita terrestre.

Em um post detalhando os grandes objetivos da Nasa — para levar de novo astronautas à Lua, e um dia enviá-los a Marte pela primeira vez na história da Humanidade —, Bridenstine disse que, desta vez, os EUA estão "jogando para valer".

"Como um apoiador da Nasa ao longo de toda a minha vida, estou muito feliz de estar falando mais uma vez sobre o desembarque de humanos na Lua", escreveu Bridenstine no portal Ozy. “Mas, para alguns, dizer que estamos voltando para a Lua significa que faremos o mesmo que fizemos há 50 anos. Eu quero ser claro: esta não é a nossa visão”.

Ele, então, explicou o objetivo dessa possível futura missão:

“Estamos indo para a Lua com novas tecnologias e sistemas inovadores para explorar em toda a superfície mais locais do que imaginávamos. Desta vez, quando formos para a Lua, ficaremos".

Planejamento começa na próxima semana

Bridenstine disse que os planos ambiciosos começarão na próxima semana, quando parceiros da indústria privada e de outras partes do mundo foram convidados para a sede da Nasa para discutir sobre as plataformas lunares.

Até agora, a agência espacial já contratou nove empresas para enviar cargas para a Lua, com o objetivo final de desenvolver plataformas que possam levar os astronautas de volta à superfície do satélite da Terra.

Em última análise, segundo Bridenstine, o objetivo é levar astronautas de volta à Lua em uma década.

"Bilhões de pessoas em todo o mundo assistirão à História sendo feita enquanto os astronautas exploram mais a superfície, e por mais tempo do que nunca, ajudando-nos a preparar missões para Marte e para outros destinos", escreveu ele.