Debate Globo: veja debate com candidatos a prefeito do Rio
O debate promovido pela TV Globo nesta quinta-feira (3) entre candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro foi marcado por ataques focados no candidato à reeleição Eduardo Paes (PSD), discussões sobre apoios de grupos políticos e corrupção, além de propostas sobre temas como segurança, saúde e educação.
Mediado pela apresentadora Ana Paula Araújo, o debate reuniu os candidatos Alexandre Ramagem (PL), Eduardo Paes (PSD), Marcelo Queiroz (PP), Rodrigo Amorim (União Brasil) e Tarcísio Motta (PSOL).
Isolado à frente nas pesquisas, Paes foi alvo de todos os outros candidatos -- mesmo quando as perguntas não envolviam o atual prefeito.
Houve também ataques entre os candidatos Amorim e Motta sobre temas como aborto e drogas.
O debate foi transmitido ao vivo, dos Estúdios Globo, no Rio, pelo g1 e pela GloboNews.
O g1 convidou os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, 5 parlamentares, e candidatos que tenham alcançado pelo menos 6% de intenções de voto na última pesquisa da Quaest, divulgada no dia 30 de setembro. Além disso, sem impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum.
As regras foram apresentadas e aceitas por representantes dos candidatos em reuniões realizadas na sede da TV Globo no Rio.
O debate teve 4 blocos de perguntas, sendo 2 deles com temas determinados e 2 com temas livres. No último bloco, os candidatos fizeram as considerações finais.
Veja abaixo vídeos de todos os blocos e perguntas:
Primeiro bloco - tema livre
Amorim x Paes
Rodrigo Amorim começou citando a Lava Jato e supostas ligações da operação com Eduardo Paes . Também questionou sua ligação com Sérgio Cabral, as vigas da Perimetral e sobre Paulo Assed. Paes explicou que Assed é seu sogro e afirmou que adversários dele em 2018 foram presos e ele não.
Rodrigo Amorim (União Brasil) pergunta para Eduardo Paes (PSD) sobre a Operação Lava Jato, 'Farra dos Guardanapos' e apoiadores
Paes x Ramagem
No 1º confronto entre Paes e Ramagem, a pauta foi segurança. Paes associou Ramagem ao governador Cláudio Castro, criticando a política atual de segurança pública. Ramagem buscou se distanciar da figura do governador e disse que é afilhado político do ex-presidente Jair Bolsonaro. Chamou o trabalho de Castro de "gestão medíocre".
Debate Rio: Eduardo Paes (PSD) pergunta para Alexandre Ramagem (PL) sobre Segurança Pública e a relação de Ramagem com Cláudio Castro
Tarcísio Motta x Amorim
Tarcísio perguntou a Amorim sobre a postura de Bolsonaro após eleições de 2022 e defesa do fechamento de STF por partidários. Amorim faz uma série de críticas ao PSOL e à esquerda.
Debate Rio: Tarcísio Motta (PSOL) pergunta para Rodrigo Amorim (União Brasil) sobre apoio político e indeferimento da candidatura pelo TRE
Ramagem x Queiroz
Debate Rio: Alexandre Ramagem (PL) pergunta para Marcelo Queiroz (PP) sobre estratégia de Segurança Publica para a cidade do Rio
Ramagem perguntou a Queiroz sobre propostas para segurança pública e critica à gestão atual, dizendo que Eduardo Paes não cumpriu promessas. Queiroz elenca propostas como fortalecimento do Segurança Presente e uso de militares da reserva na segurança da cidade.
Queiroz x Tarcísio
Queiroz perguntou a Tarcísio Motta sobre o pedido de Marcelo Freixo para que seus apoiadores façam voto útil. Ele também perguntou sobre propostas para o turismo. Tarcísio falou sobre diferenças em relação à política de apoio a candidaturas dele e de Freixo, seu ex-companheiro de partido.
Debate Rio: Marcelo Queiroz (PP) pergunta para Tarcísio Motta (PSOL) sobre falhas da prefeitura em projetos de habitação popular nas comunidades
Segundo bloco - temas sorteados
Amorim x Paes - saúde
Rodrigo Amorim perguntou sobre a política de saúde de Paes, com críticas à gestão da fila de regulação de consultas. Paes defendeu o trabalho da gestão dele.
Debate Rio: Rodrigo Amorim (União Brasil) pergunta para Eduardo Paes (PSD) sobre qual a competência do município na Saúde, fila do Sisreg e como resolver o que não foi resolvido no atual mandato
Tarcísio x Ramagem - orçamento municipal
Tarcísio associou Ramagem a Crivella e perguntou como ele vai tratar o orçamento, fazendo críticas ao prefeito anterior do Rio. Ramagem respondeu atacando o PSOL e aos gastos da gestão Paes com pessoal e com as Olimpíadas.
Debate Rio: Tarcísio Motta (PSOL) pergunta para Alexandre Ramagem (PL) sobre responsabilidade orçamentária e ligação de Ramagem com grupos políticos como o do ex-prefeito Marcelo Crivella
Ramagem x Amorim - Educação
Ramagem perguntou a Amorim sobre escolas cívico-militares dizendo que a prefeitura atual não investe nelas. Amorim respondeu que vai investir nesse tipo de projeto e em escolas religiosas se for eleito e criticou os investimentos nas escolas da prefeitura.
Debate Rio: Alexandre Ramagem (PL) pergunta para Rodrigo Amorim (União Brasil) sobre Educação e implantação de escolas cívico-militares na cidade
Marcelo Queiroz x Tarcísio - favela
Queiroz perguntou para Tarcísio sobre suas propostas para política habitacional para as favelas. Tarcísio disse que vai tentar cumprir a lei que prevê assistência técnica para habitação de interesse social e um programa próprio do município para habitação. Queiroz criticou o que considera alta rotatividade de secretários voltados para a habitação na prefeitura.
Debate Rio: Marcelo Queiroz (PP) pergunta para Tarcísio Motta (PSOL) sobre falhas da prefeitura em projetos de habitação popular nas comunidades
Paes x Queiroz – Parcerias com o governo federal e estado
Paes perguntou como Queiroz vai lidar com as outras esferas governamentais. Queiroz disse que, em sua trajetória, sempre buscou parcerias. Paes aproveitou para criticar Cláudio Castro e associar outros candidatos com ele. Na sequência, Queiroz criticou a polarização da campanha, a administração Paes e o que considera excesso de secretarias na atual gestão.
Debate Rio: Eduardo Paes (PSD) pergunta para Marcelo Queiroz (PP) sobre como ele pretende manter parcerias com os governos federal e estadual caso eleito
Terceiro bloco - tema livre
Queiroz x Paes
Queiroz perguntou sobre Paes sobre saúde. Paes disse que diminiu pela metade a fila do Sisreg em relação ao governo Crivella. Na sequência, associou Queiroz a Crivella e a Cláudio Castro e lembrou que ele foi secretário desses governos. Queiroz criticou proposta de Paes de oferecer Ozempic para população e disse que é difícil marcar endocrinologistas.
Debate Rio: Marcelo Queiroz (PP) pergunta para Eduardo Paes (PSD) sobre resultado do Ideb, aprovação automática, fila de espera do Sisreg e possíveis erros do atual prefeito
Tarcísio x Ramagem
Tarcísio Motta (PSOL) perguntou para Alexandre Ramagem (PL) sobre educação, perseguição de professores e negacionismo no partido. Ramagem prometeu escolas sem ideologia e fez críticas à esquerda.
Debate Rio: Tarcísio Motta (PSOL) pergunta para Alexandre Ramagem (PL) sobre Educação, perseguição de professores e 'negacionismo'
Paes x Tarcísio
Paes perguntou ao candidato do PSOL sobre lazer e parques que ele inaugurou, como o Parque Madureira. Tarcísio disse que não tem problema em elogiar alguns parques, mas criticou projeto de privatização de áreas de lazer e disse que o projeto de lazer não depende necessariamente de grandes obras, prometendo investimento na cultura. Paes disse que parques são abertos e faz promessas de mais áreas.
Debate Rio: Eduardo Paes (PSD) pergunta para Tarcísio Motta (PSOL) sobre lazer e a criação de parques
Ramagem x Amorim
Ramagem perguntou sobre política de câmeras de segurança e disse que elas não devem ser só usadas para multar o cidadão. Amorim disse que enfrentou a máfia do reboque, que se vencer a Guarda Municipal não vai perseguir o cidadão e vai virar polícia municipal. Ramagem disse que vai investir em câmeras para que o Rio vire uma "cidade inteligente".
Debate Rio: Alexandre Ramagem (PL) pergunta para Rodrigo Amorim (União) sobre tecnologia, câmeras de segurança e estratégia para ter uma ‘cidade inteligente’
Amorim x Queiroz
Amorim perguntou se Queiroz é de direita ou de esquerda e em quem vai votar numa futura eleição para presidente. Queiroz respondeu sobre sua política de valorização ao servidor e disse que isso independe de orientação ideológica. Amorim disse que é a favor do servidor e de concursos públicos.
Debate Rio: Rodrigo Amorim (União) pergunta para Marcelo Queiroz (PP) sobre escolha de lados na política
Quarto bloco - temas sorteados
Paes x Ramagem – transporte
Paes disse que sua gestão fez avanços no transporte com políticas como o BRT e perguntou propostas para Ramagem sobre mobilidade. Ramagem disse que houve corrupção no BRT e que o trajeto é curto, prometendo ampliá-lo. Paes acusou Ramagem de querer acabar com esse modal, o que Ramagem nega.
Debate Rio: Eduardo Paes (PSD) pergunta para Alexandre Ramagem (PL) sobre propostas para a área de transporte
Queiroz x Paes
Queiroz perguntou como a prefeitura pode combater construções irregulares. Paes diz que há um trabalho com o MP para combatê-las e que a prefeitura e o órgão deram prejuízo de R$ 1 bilhão ao crime organizado com esse projeto. Queiroz disse que é preciso mais integração com os outros governos e mudanças na política de licenciamento ambiental.
Debate Rio: Marcelo Queiroz (PP) pergunta para Eduardo Paes (PSD) sobre como combater construções irregulares da milícia e do tráfico
Amorim x Tarcísio - emprego
Amorim disse que aliados de Tarcísio estimulam subemprego, que ele é comunista e perguntou sobre seus projetos para emprego. Tarcísio disse que a extrema direita retira direitos trabalhistas e que seu programa tem eixos de geração de empregos, com o polo industrial da saúde, programa Favela é Cidade e pontos de cultura. Amorim disse que vai gerar empregos com tecnologia e incentivos fiscais.
Debate Rio: Rodrigo Amorim (União) pergunta para Tarcísio Motta (PSOL) sobre propostas para gerar emprego em áreas de favelas da cidade
Ramagem x Amorim – comércio ambulante
Ramagem disse que Paes usa a Guarda Municipal como “vilã” dos ambulantes e que não luta para formalizá-los. Amorim disse que vai usar a Guarda Municipal para combater bandidos. Ramagem disse que vai fiscalizar os ambulantes com respeito.
Debate Rio: Alexandre Ramagem (PL) pergunta para Rodrigo Amorim (União) sobre propostas para os vendedores ambulantes
Tarcísio x Queiroz – população de rua
Tarcísio disse que 500 mil pessoas passam fome no Rio, muitas em situação de rua, e perguntou sobre propostas para enfrentar o problema. Queiroz disse que criou o programa Hortas Carioca e um projeto que liga produtores a consumidores. Ele prometeu retomar e ampliar os projetos. Tarcísio propôs ampliar rede de restaurantes populares.
Debate Rio: Tarcísio Motta (PSOL) pergunta para Marcelo Queiroz (PP) sobre propostas para enfrentar a fome
Considerações finais
Alexandre Ramagem
Debate Rio: Alexandre Ramagem (PL) faz considerações finais
Em suas considerações finais, Ramagem agradeceu a Jair Bolsonaro pelo apoio e prometeu resgatar a Cidade Maravilhosa para a família carioca. Disse ainda que "sem ordem na prefeitura não tem ordem fora da prefeitura" e que segurança é tema central na cidade e responsabilidade da prefeitura.
Tarcísio Motta
Debate Rio: Tarcísio Motta (PSOL) faz considerações finais
Tarcísio disse que sua "tarefa é derrotar a extrema direita" e que "ninguém quer volta da turma do Witzel, Bolsonaro e Crivella". Também pediu que o eleitor não vote com medo e disse que "voto últil é o que constrói o futuro".
Eduardo Paes
Debate Rio: Eduardo Paes (PSD) faz considerações finais
Eduardo Paes disse em suas considerações finais que seu governo teve melhora na saúde, com medicamentos e clínicas da família e na educação, prometendo 70% de crianças com ensino em tempo integral. Também prometeu melhorias nas linhas regulares de ônibus.
Marcelo Queiroz
Debate Rio: Marcelo Queiroz (PP) faz considerações finais
Queiroz se apresentou como alternativa após gestões de Crivella e Eduardo Paes e tentou novamente de afastar da polarização entre direita e esquerda. "Não quero direita e esquerda. Quero Rio de Janeiro", afirmou.
Rodrigo Amorim
Debate Rio: Rodrigo Amorim (União) faz considerações finais
Amorim agradeceu a Flávio Bolsonaro e ao presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, afirmou que pode levar a eleição ao segundo turno e junto com Alexandre Ramagem, que chamou de irmão, eleger um "prefeito conservador" no Rio.
Debate da Globo no Rio — Foto: Gustavo Wanderley/g1