Exclusivo para Assinantes
Política Brasília

Análise: Secretário-Geral de Bolsonaro está por um fio no governo ou sabe demais?

Presidente inaugura método de torrar ministro em praça pública
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo/02-01-2019
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo/02-01-2019

BRASÍLIA - Eleito com ajuda do impulso das redes sociais, onde os comentários, ataques e impropérios prosperaram, o presidente Jair Bolsonaro livrou-se das bactérias do pulmão, recuperou-se da última cirurgia e desembarcou de volta ao Planalto Central pronto para reassumir as rédeas de sua gestão. O primeiro ato foi verbal: deixar por um fio o emprego daquele que já tinha sido o auxiliar mais próximo, o secretário-geral da Presidência da República, o advogado Gustavo Bebianno .

Merval Pereira: Filhos, fator de desestabilização no governo Bolsonaro

No que pode vir a ser a primeira demissão do governo Bolsonaro, a situação do ministro, seguindo moldes e costumes do poder, estaria mais para figurar na seção 2 do Diário Oficial - onde publica-se atos de nomeação, mas também exoneração de servidores.

O linguajar clássico da corte brasiliense usa o verbo "fritar" quando está em curso ação para induzir a demissão de uma autoridade. E o poder dá um jeito de ir minando por dentro a sustentação do alvo.

Na era Bolsonaro, seria mais apropriado falar em "torrar" ou "arder". A fogueira em que Bebianno foi colocado pode ser indicativo do método bolsonariano de tirar gente do seu governo. A estratégia foi construída nas mesmas redes sociais que inflaram o apoio ao então candidato. O porta-voz foi o mesmo filho, Carlos, que protagonizou as ondas de mensagens mais virulentas.

Sem cargo no governo, Carlos, que já não se dava bem com o secretário-geral, foi o arauto da má notícia.

Bernardo Mello Franco: O pit bull que morde o governo

Para espanto de seguidores que ontem pediram em sua rede para ele ter calma e não prejudicar o governo do pai presidente, Carlos denunciou que a mentira de Bebianno. Não bastasse isso, publicou um áudio com a voz do pai. No final da noite, o próprio presidente declarou em em uma entrevista que a frase do ministro era mesmo mentirosa. Bebianno havia declarado ao GLOBO que tinha conversando três vezes num só dia com o presidente, na ocasião, ainda internado em São Paulo.

Quando o presidente diz que o ministro mente, ao invés de declarar que acredita que o auxiliar tem sua confiança e espera que ele prove a inocência, a porta da rua parece ser a serventia da casa.

Lauro Jardim: Para quem afirma que sua prioridade é proteger o pai, Carlos deveria ser mais cauteloso

Mas há que se considerar que Bebianno estava em todos os momentos decisivos de 2018 ao lado do candidato. Ouviu conversas, sabe como foram tomadas as decisões estratégicas de campanha, das corriqueiras às menos ortodoxas. Ou seja, se ministro que arde sabe demais, o presidente pode ser aconselhado a mantê-lo ali ao alcance da sua vista.