Mundo Venezuela

Mourão defende abertura de diálogo com militares venezuelanos e descarta uso do território pelos EUA

Vice-presidente defende válvula de escape para Maduro e admite que operação de ajuda não foi exitosa
Mourão cumprimenta o vice-chanceler peruano Hugo de Zela na reunião do Grupo de Lima Foto: LUISA GONZALEZ / REUTERS
Mourão cumprimenta o vice-chanceler peruano Hugo de Zela na reunião do Grupo de Lima Foto: LUISA GONZALEZ / REUTERS

BOGOTÁ - O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, defendeu nesta segunda-feira a abertura de um canal de diálogo com as Forças Armadas venezuelanas, que são hoje o principal pilar de sustentação do presidente Nicolás Maduro no poder. Na Colômbia para a reunião do Grupo de Lima, Mourão voltou a defender uma "válvula de escape" para Maduro deixar a Venezuela para que o país possa retomar a normalidade democrática.

— A gente tem que buscar um diálogo com alguém que fale pelas Forças Armadas, a gente tinha que abrir um canal de diálogo com as Forças Armadas venezuelanas. Com ele (Maduro), não — disse o vice-presidente brasileiro: — Não tem outra solução, enquanto ele tiver apoio militar. A população contrária a Maduro está desarmada e tem que estar, porque senão iríamos para uma guerra civil que seria horrível para o continente.

Perguntado se conhecia algum nome para abrir essas conversas entre os militares venezuelanos, por já ter sido adido em Caracas, Mourão disse que todos os seus conhecidos foram expulsos das forças:

— Todos os que eu conhecia foram expurgados.

VeneMourao_2502

Mourão disse ainda, em entrevista à GloboNews, que sob circunstância alguma o Brasil permitiria que os Estados Unidos usassem o território brasileiro em uma operação militar contra a Venezuela. Ele lembrou que qualquer presença de forças estrangeiras em território nacional precisava da autorização do Congresso, destacando que "a maior parte" do governo do presidente Jair Bolsonaro é contra dar a permissão aos EUA para uma intervenção no país vizinho.

O vice-presidente voltou a defender uma válvula de escape para Nicolás Maduro para que a Venezuela possa sair da crise institucional e política que vive hoje.

—  A gente tem que fazer o máximo possível para que eles (os militares) entendam que está na hora de Maduro renunciar. A gente tem que prover alguma válvula de escape, conceder alguma anistia, de modo que o país possa entrar no seu rumo direito novamente — afirmou.

O vice-presidente, que representou Jair Bolsonaro na reunião que ocorreu nesta segunda-feira em Bogotá, disse ainda que "jamais" o Brasil apoiaria uma intervenção militar na Venezuela, já que isso feriria a soberania dos países. Ele cobrou da Organização das Nações Unidas (ONU) maior participação na pressão internacional e afirmou que o caminho é o aumento de sanções econômicas e diplomáticas.

— Não, jamais. No caso do Brasil é muito claro, a gente não vai interferir num assunto interno de um país, é uma questão que tem que ser resolvida lá dentro, pelos venezuelanos. Nós sabemos que isso está exatamente na mão das Forças Armadas da Venezuela, e está na hora de elas se colocarem ao lado da democracia, ao lado do povo venezuelano.

Ajuda não foi exitosa

Mourão frisou em seu discurso, na reunião desta segunda-feira, que a Venezuela vem comprando equipamentos militares "sofisticados" desde 2009, "com considerável capacidade ofensiva", sem "qualquer ameaça direta à sua soberania". Ele criticou ainda a militarização da população, por meio de "milícias ideologizadas". Para ele, a Venezuela representa hoje uma ameaça "à democracia, à defesa e à segurança dos países da região".

— Mais grave é a disposição do regime de Caracas em atrair atores estranhos à região, que podem aproveitar um eventual conflito interno no país para mover peças no tabuleiro de sua confrontação mundial com o Ocidente.

Hamilton Mourão admitiu ainda que a tentativa de envio de mantimentos e remédios para a Venezuela não foi exitosa, como havia dito o governo brasileiro no final de semana.

— É , exitosa a ajuda humanitária não foi. Eu acho que o exitoso que foi falado é que os caminhões chegaram até a linha de fronteira. A partir dali, as forças da Venezuela impediram a população com resultados que vocês sabem — disse depois em entrevista .

O Grupo de Lima busca na reunião em Bogotá a adoção de medidas concretas de pressão contra Maduro depois que o governo liderado por ele bloqueou no sábado a entrada de ajuda internacional no país. Juan Guaidó, que em janeiro se autoproclamou presidente da Venezuela com o apoio da Assembleia Nacional, controlada pela oposição, havia marcado o sábado, dia 23, como a data para a entrada da ajuda. Mas, com as fronteiras com Colômbia e Brasil fechadas, nem caminhões venezuelanos puderam chegar a Cúcuta e Paracaima, nem os que já estavam em solo colombiano e brasileiro conseguiram entrar no país vizinho.

Na reunião em Bogotá, Guaidó pediu que o Grupo de Lima considere "todos os cenários" para a crise na Venezuela . Nesta segunda, o presidente da Assembleia Constituinte, Diosdado Cabello, considerou Guaidó um fugitivo da Justiça .

Repressão por milícias

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que também estava presente na reunião do Grupo de Lima, foi na linha do que disse Mourão e afirmou ser "fundamental" a ajuda dos militares venezuelanos.

— Toda a pressão diplomática que estamos fazendo aqui tenho certeza que vai incentivar que cada vez mais membros das Forças Armadas passem para o lado do presidente Guaidó. Importante dizer que toda a repressão nesses dias foi por paramilitares, milícias, não pelo Exército, e isso é muito indicativo de que não há uma disposição das Forças Armadas de amparar esse processo de repressão.

Perguntado se o aumento da pressão sobre Maduro pode afetar Roraima, que depende da energia elétrica do país vizinho, Araújo disse que o governo está mobilizado, por ordem do presidente Jair Bolsonaro, para finalmente integrar o Estado na rede nacional de energia.

— É até possível que essa crise agora, o que está acontecendo, chame atenção para esse problema e acelere essa solução. No momento existem planos contingenciais de emergência — afirmou.