Por Lilian Ribeiro e Marcelo Gomes, GloboNews


Cabral admite pela primeira vez que recebeu propina

Cabral admite pela primeira vez que recebeu propina

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral admitiu pela primeira vez, em depoimento ao Ministério Público Federal (MPF), que recebeu propinas em obras, contratos com fornecedores e negociações envolvendo o governo do estado.

Durante o depoimento, Cabral falou de valores ilícitos supostamente pagos durante a reforma do Maracanã, desapropriação do Porto do Açu, Linha 4 do Metrô, entre outros episódios (veja detalhes).

Cabral muda de advogado e agora admite que recebeu propina

Cabral muda de advogado e agora admite que recebeu propina

A revelação feita por Cabral aconteceu durante quase três horas de depoimento, gravado em vídeo. O ex-governador não fez um acordo de delação premiada. Os procuradores o tratam como réu confesso. O total da pena de Cabral em todas as nove condenações chega a 198 anos e 6 meses.

O ex-governador do Rio de Janeiro procurou o Ministério Público Federal no último dia 21 de fevereiro para anunciar que iria parar de mentir. Nos últimos depoimentos, quando ainda não admitia que recebia propina, Sérgio Cabral usou 'meias palavras' e desculpas para admitir apenas o uso de dinheiro de caixa 2.

"Eu errei ao obter recurso de maneira incorreta, ilegal, em nome das campanhas eleitorais que liderei, e que usei esses recursos. O que não fiz foi pedir propina. Agir como corrupto, isso eu nunca agi. Existiu, sim. Existiu, sim, e ganhou propina. Propina direta e indireta, e muito dinheiro", disse Cabral, quando ainda não admitia recebimento de propina.

Após a reunião da última quinta-feira (21), Cabral afirmou que em todas as suas campanhas eleitorais, desde 1998, passando por 2002 e 2006, o ex-chefe da Casa Civil Régis Fichtner sempre teve conhecimento e participação nos valores recebidos lícita e ilicitamente na campanha.

Acrescentou que o "núcleo duro" do grupo era formado por Regis, o ex-secretario de governo Wilson Carlos, e o ex-governador Luiz Fernando Pezão.

'Primeiro-ministro'

Cabral disse que Regis ajudou a planejar o recebimento de caixa 2 na campanha de 2002, contribuindo na organização dos valores que entrariam "por dentro", de forma legal, ou o que entraria "por fora", de forma ilícita.

Sergio Cabral relatou que, em 2002, Regis ganhou uma bonificação, que acredita ter sido de R$ 500 mil – que também foi paga a França. França é coronel da PM Fernando França Martins, apontado como operador financeiro de Fichtner.

Régis Fichtner, ex-chefe da Casa Civil do governo Sérgio Cabral, chega à sede da PF no Rio após ser preso em 2017 — Foto: Severino Silva/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

França foi preso junto com Régis na semana passada, na operação Consigliere, mais um desdobramento da Lava-jato no Rio.

No depoimento, Sérgio Cabral contou que o seu chefe da Casa Civil, Regis Fichtner, preso pela Lava Jato no dia 15 de fevereiro, chamado por ele de "primeiro-ministro de seu governo".

"[Foi] tudo comandado pelo Régis. Eu dava na mão dele. Dizia: eu quero assim, faz assim. Ele ia fazendo, coordenando e tirando os próprios proveitos dele. Eu tirava os meus proveitos dos meus combinados, eu quero x% da obra, 2%, 3% da obra e o Régis fazia um acordo, se beneficiava também dessa caixa", contou o ex-governador.

Propinas começaram no primeiro ano de mandato

De acordo com Sérgio Cabral, o pagamento de propinas começou em 2007, no início de seu governo. "Se não foi janeiro, foi fevereiro. Se não foi fevereiro, foi março, quando começou a rolar a propina paga por aqueles fornecedores", disse o ex-governador.

Desde então, segundo o ex-governador do estado, Régis recebia uma mensalidade paga por ele com dinheiro recebido da propina em seu governo e que o valor dessa mensalidade no início era em torno de R$ 100 a 150 mil reais.

Cabral afirmou também que Régis Fichtner recebia propina não só em obras, como também nas concessões feitas pelo estado.

O ex-governador disse à Lava-jato que se recorda que Régis recebeu propina do setor de transportes e que em alguns casos eram prestados serviços advocatícios pelo escritório do ex-chefe da Casa Civil e os valores eram superfaturados para pagamento de propina.

O ex-governador disse ainda que em outros casos sequer havia prestação de serviços, havendo fabricação de contratos fictícios para recebimento de propina por meio do escritório.

Antes de estabelecer o acordo sobre "parar de mentir", Sérgio Cabral também costumava desqualificar qualquer subordinado que tentasse desmentir as versões dele sobre caixa 2.

Outro lado

Em nota, o advogado de Sergio Cabral, Marcio Delambert, disse que o depoimento do ex-governador se deu por pedido da defesa em um inquérito sigiloso, com o objetivo de melhor esclarecer fatos narrados em inúmeras ações penais.

O escritório de advocacia de Régis Fichtner negou as acusações de Sergio Cabral.

Segundo a nota, o escritório disse que se o ex-governador fez tais declarações, elas "só podem estar servindo ao propósito de obtenção de benefícios ilegítimos de alguém que já foi condenado em inúmeros processos".

A nota diz que o sigilo bancário do escritório foi quebrado pela justiça em 2017 e nenhum dos fatos relatados foi comprovado.

"A defesa do próprio Regis Fichtner disse que só vai se manifestar quando tiver acesso ao depoimento do ex-governador Sérgio Cabral".

A GloboNews não conseguiu contato com as defesas de Pezão e França.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!