Jantar de Bolsonaro em Washington teve Olavo de Carvalho e Steve Bannon

Olavo é líder da revolução, diz Guedes

Guedes: “Democracia está mais sólida”

Rumo era comunismo, diz presidente

Embaixador do Brasil em Washington, Sérgio Amaral (em pé), fala durante jantar oferecido a Jair Bolsonaro; à esq. do presidente, o ex-estrategista da Casa Branca, Steve Bannon (de fone de ouvido)
Copyright Alan Santos/Planalto - 17.mar.2019

O presidente Jair Bolsonaro participou de 1 jantar no domingo (17.mar.2019) na residência oficial do embaixador do Brasil em Washington, Sergio Amaral. Teve ao seu lado 2 ideólogos do pensamento de direita: o escritor Olavo de Carvalho e o ex-estrategista da Casa Branca, Steve Bannon.

Olavo sentou-se ao lado direito de Bolsonaro. Bannon, na cadeira à esquerda. O jantar teve tradução simultânea.

Quando falou, o ministro da Economia, Paulo Guedes, dirigiu-se a Olavo de Carvalho, que tem sido influente nas ideais conceituais adotadas pela cúpula da administração Bolsonaro: “Você é o líder da revolução”.

Na manhã desta 2ª feira, Guedes mandou uma mensagem para jornalistas –o Poder360 também recebeu– explicando o contexto de sua frase:

“No voo para Washington ouvi que Olavo de Carvalho teria dito que o governo Bolsonaro poderia acabar em meses. Como o Olavo sempre havia apoiado o presidente, perguntei por que o líder dispara contra a revolução que inspirou. Esse foi o contexto, em que reafirmei minha convicção de que nossa democracia está mais sólida do que nunca por abranger agora todo o espectro de participação política com a emergência da aliança de centro direita entre conservadores e liberais”.

A frase de Olavo de Carvalho havia sido proferida no sábado (15.mar.2019), num evento público no Trump International Hotel, em Washington, quando foi apresentado 1 documentário sobre suas ideias. Na saída, o escritor fez uma análise sobre o cenário atual e disse que Bolsonaro está com as mãos amarradas por militares que têm “mentalidade golpista”. Ele associa esses militares –que não citou pelos nomes– de “bando de cagões“. Completou: “Se tudo continuar como está, já está mal. Não precisa mudar nada para ficar mal. É só continuar assim. Mais seis meses, acabou”.

Foi em reação a essa frase que Paulo Guedes fez o elogio a Olavo de Carvalho no jantar de domingo e disse que o país vive 1 momento de democracia sólida.

Encontro na embaixada do Brasil em Washi... (Galeria - 8 Fotos)

A LISTA DE PARTICIPANTES NO JANTAR

Bolsonaro está nos EUA junto com 7 ministros de Estado: Augusto Heleno (Segurança Institucional); Bento Albuquerque (Minas e Energia); Ernesto Araújo (Relações Exteriores); Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Comunicações); Paulo Guedes (Economia); Sérgio Moro (Justiça) e Tereza Cristina (Agricultura).

Além dos ministros, estiveram também presentes ao jantar de domingo na residência do embaixador do Brasil em Washington, pelo menos as seguintes pessoas:

  • Chris Buskirk, editor do site American Greatness;
  • David Shedd, Fundação Heritage;
  • Eduardo Bolsonaro, deputado (PSL-SP) e filho do presidente;
  • Filipe Martins, assessor especial da área internacional da Presidência;
  • Mary Anastasia O’Grady, colunista do Wall Street Journal;
  • Matt Schlapp, presidente da União Conservadora Americana;
  • Olavo de Carvalho, escritor;
  • Roger Kimball, editor da revista New Criterion;
  • Sergio Amaral, embaixador do Brasil em Washington;
  • Steve Bannon, ex-estrategista de Donald Trump;
  • Walter Russell Mead, colunista do Wall Street Journal.

“BRASIL IA PARA O COMUNISMO”

Eduardo Bolsonaro, filho do presidente e deputado federal, gravou parte do discurso feito pelo pai no jantar. Jair Bolsonaro disse que o Brasil “rumava para o comunismo”. Assista abaixo.

Eis o que disse Bolsonaro no jantar:

“O Brasil não é 1 terreno aberto onde nós pretendemos construir coisas para o nosso povo. Nós temos de desconstruir muita coisa, desfazer muita coisa, para depois começarmos a fazer.

Que eu sirva para que, pelo menos, eu possa ser 1 ponto de inflexão, já estou muito feliz.

O nosso Brasil caminhava para o socialismo, para o comunismo, e quis a vontade de Deus, entendo desta maneira, que 2 milagres acontecessem: 1 é a minha vida, e o outro é a eleição.

E nessa missão que nos foi dada, eu tenho certeza que Ele sempre estará do nosso lado e me dará, mais do que inteligência, nos dará coragem, determinação e boas pessoas do meu lado –como tenho aqui, nesse momento, 7 ministros– para a gente poder levar adiante o que nós queremos deixar, não no tocante à Presidência, mas no tocante à democracia e liberdade para os nossos filhos.”

autores