Mundo

Em ruptura com tradição brasileira e ONU, Bolsonaro irá a Muro das Lamentações com Netanyahu

Gesto inédito deverá ser ponto alto da visita de quatro dias do presidente brasileiro a Israel
Netanyahu e Bolsonaro: aproximação Foto: LEO CORREA / AFP/28-12-2018
Netanyahu e Bolsonaro: aproximação Foto: LEO CORREA / AFP/28-12-2018

JERUSALÉM — O Itamaraty confirmou neste sábado que o presidente Jair Bolsonaro irá visitar na segunda-feira o Muro das Lamentações, em Jerusalém, junto com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Diplomatas brasileiros destacaram que será a primeira visita de um chefe de Estado estrangeiro ao local mais sagrado do judaísmo junto com o premier israelense.

O gesto inédito está sendo orquestrado para ser o ponto alto da visita de quatro dias a Israel que Bolsonaro começa neste domingo, vista pelos dois lados como o “relançamento” das relações bilaterais, que atravessaram turbulências durante os governos do PT. Marca também uma guinada na política externa brasileira em relação ao conflito israelense-palestino em favor de Israel.

O presidente Jair Bolsonaro e sua comitiva durante partida de Brasília para Israel Foto: Agência O Globo
O presidente Jair Bolsonaro e sua comitiva durante partida de Brasília para Israel Foto: Agência O Globo

O Muro das Lamentações fica no setor leste de Jerusalém, parte do território ocupado por Israel desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967. Tradicionalmente, a diplomacia brasileira seguia a posição da ONU e da maioria dos países, de que o status final de Jerusalém, também reivindicado pelos palestinos como sua capital, deve ser resolvido por meio de negociações. Ao aceitar o convite israelense para acompanhar Netanyahu ao Muro das Lamentações, Bolsonaro indica um rompimento dessa postura em favor de Israel.

Nem Donald Trump, o maior aliado de Netanyahu, fez o mesmo: ao passar por Jerusalém em 2017, já como presidente dos EUA, preferiu ir ao Muro das Lamentações em visita privada, sem a companhia do primeiro-ministro israelense. A visita do presidente brasileiro à cidade velha de Jerusalém também incluirá sua presença na Igreja do Santo Sepulcro , considerado o local de sepultamento de Jesus Cristo.

Netanyahu receberá presidente em aeroporto

Netanyahu decidiu estar no aeroporto de Tel Aviv na manhã de domingo para receber Bolsonaro, o que está sendo visto por diplomatas brasileiros como uma deferência especial ao presidente. Segundo eles, em dez anos no poder, Netanyahu só fez o mesmo em quatro ocasiões: duas em chegadas de presidentes americanos, uma com o Papa Francisco e a outra com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Para a imprensa israelense, Netanyahu tem interesse em ampliar a importância da visita de Bolsonaro para colocar em evidência as boas relações que mantém com um grande país e rebater as críticas de seus opositores de que levou o país ao isolamento diplomático com sua política linha dura. Isso torna-se especialmente crucial para o primeiro-ministro num momento em que Israel se prepara para ir às urnas na eleição do próximo dia 9, em que o partido de Netanyahu aparece empatado nas pesquisas com a coalizão de centro Azul e Branco, liderada pelo ex-comandante do Exército Benny Gantz.

A importância dada à visita de Bolsonaro também fica clara no fato de que Netanyahu abriu espaço em sua agenda, em meio à reta final da acirrada campanha eleitoral israelense, para estar com o presidente brasileiro em seis eventos durante os quatro dias de visita. Entre eles, uma reunião com o gabinete israelense, um jantar na residência oficial e a participação num encontro empresarial Brasil-Israel. Serão assinados pelo menos cinco acordos de cooperação, o mais importante deles na área de tecnologias militares avançadas.

De acordo com o site de notícias israelenses Ynet, porém, a promessa de campanha de Bolsonaro de transferir a embaixada do Brasil de Tel Aviv para Israel, seguindo o exemplo dos EUA, não deverá ser cumprida, devido ao receio de que isso prejudique as exportações brasileiras para países árabes. A tendência, aposta o site, é que Bolsonaro anuncie não a mudança da embaixada, mas a abertura de um escritório de representação comercial brasileiro em Jerusalém, a exemplo do que fez a Hungria recentemente.