Exposição: Pioneiras – Autoras mulheres no acervo de raridades

Cinquenta livros escritos por autoras brasileiras entre 1754 e 1933

No dia 02 de abril, a Biblioteca Mário de Andrade inaugura a exposição de obras raras Pioneiras. São 50 livros escritos por autoras brasileiras entre 1754 e 1933.

Com curadoria de Rízio Bruno Sant’ana e Joana Moreno de Andrade, bibliotecários da Seção de Obras Raras, a mostra apresenta romances, poemas, biografias e ensaios. Entre as obras estão, por exemplo, o primeiro romance publicado por alguém nascido no Brasil, em 1790, da paulista Teresa Orta, e poemas da “musa” e heroína da Inconfidência Mineira Bárbara Heliodora, lançados postumamente em 1862. A cronologia passa por Nísia Floresta, nossa primeira autora feminista, Julia Lopes de Almeida, que publicou cerca de 40 livros no século XIX, Gilka Machado, Raquel de Queiroz, Cecília Meireles e encerra com Parque Industrial, romance de estréia de Pagu, de 1933, que na época assinava Mara Lobo.

Na noite de abertura, a pesquisadora Constância Lima Duarte e o escritor Luiz Ruffato conversam sobre as Pioneiras, com mediação de Isabella Martino.

* Constância Lima Duarte é pós-doutora em literatura e feminismo no Brasil, professora e pesquisadora da UFMG. Entre suas diversas publicações está uma biografia sobre Nísia Floresta, autora do primeiro texto feminista publicado no Brasil.

* Luiz Ruffato é escritor. Entre seus diversos títulos estão Eles Eram Muitos Cavalos, Inferno Provisório e Flores Artificiais. Leitor e pesquisador de Julia Lopes de Almeida, assina o prefácio da reedição de A Falência, romance da autora relançado pela Penguin-Cia das Letras.

Abertura: 02/04, às 19h

Período: 02/04 a 30/05, das 8h às 20h, diariamente

Local: Sala do Pátio – 3º andar, Rua da Consolação, 94