Blog da Andréia Sadi

Por Andréia Sadi

Apresentadora do Estúdio I, na GloboNews, comentarista de política da CBN e escrevo sobre os bastidores da política no g1


A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), líder do governo no Congresso — Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

A líder do governo no Congresso Nacional, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), afirmou em entrevista ao programa "Em Foco", da GloboNews, que a responsabilidade pela articulação política é do "governo todo".

Na entrevista, a deputada também defendeu o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, em relação a críticas de que o governo precisa melhorar a comunicação com o Poder Legislativo. Onyx é o principal responsável pela interlocução política do Palácio do Planalto com o Congresso.

Joice Hasselmann disse estar à disposição do governo para trabalhar ao lado do ministro.

"Se alguém falar para mim assim: 'Você vai ter de fazer alguma coisa ao lado do ministro Onyx', [faço] o que ele quiser. Se for: 'Você vai ter de fazer alguma coisa que é o ministro Onyx que faz', eu não faço, a não ser que ele peça", enfatizou.

Na opinião da líder, Onyx "estava praticamente sozinho" na articulação política antes da escolha dos líderes no Congresso. Por isso, afirma Joice Hasselmann, é injusto atribuir toda a responsabilidade pela articulação política ao ministro.

"Nós temos um governo inteiro para fazer articulação. Nós temos do presidente da República a todos os ministros, todos os generais e um núcleo de articulação que começou a funcionar agora. O ministro Onyx estava praticamente sozinho", declarou a líder.

"É humanamente impossível você tocar a Casa Civil, que é o coração do governo, fazer toda a articulação com Câmara, com Senado, no meio de duas eleições, uma para presidente da Câmara e uma para presidência do Senado, que teve a participação muito ativa do ministro Onyx para fazermos o Davi Alcolumbre [presidente do Senado] e sem lideranças", completou.

"Agora que você tem uma líder do governo no Congresso. Há pouco tempo, veio o líder do governo no Senado, que também é recente. E estava lá só o líder do governo na Câmara tentando de alguma forma dar sua contribuição e ainda recebendo algumas caneladas no meio do processo. Então, o ministro Onyx fez tudo que era possível", acrescentou.

'Ministra da pacificação nacional'

Joice tem sido elogiada nos bastidores por parlamentares pela forma como conduz a articulação política. Questionada sobre o porquê de não ter sido escolhida ministra, respondeu: "Porque o cargo não é meu. Quem decide isso é o presidente".

Indagada, então, se gostaria de ser ministra, disse: "Eu já sou. Sou a ministra da 'pacificação nacional'. É um cargo ótimo porque não tem verba, então ninguém vai pedir cargo, não tem nenhum DAS, nenhum CNE nem nada disso e tem muito trabalho".

Sobre especulações de bastidores segundo as quais ela poderia ocupar a vaga de Onyx na Casa Civil, respondeu: "Não, de jeito nenhum. O ministro Onyx é um dos homens mais leais, se não o mais leal, ao presidente da República. Então, não dá para transferir para o ministro Onyx uma responsabilidade que não é dele".

"O ministro Onyx fez tudo que era possível. Quando o ministro Onyx foi para a Antártica, ele pediu pra mim 'Joice, despache do meu gabinete. Vem aqui, receba os coordenadores de bancada'. Eu não sentei na cadeira dele em respeito e não deixei ninguém sentar. Eu deixei a cadeira dele vazia e eu sentei do lado. Porque eu respeito o ministro e sempre vou respeitar, eu respeito quem é leal", concluiu.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!