Por G1 Minas — Belo Horizonte


Mulher é levada para fora de um centro de saúde em Beira, em Moçambique, nesta terça-feira (26) — Foto: Mike Hutchings/ Reuters

Uma guarnição do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais que trabalhou nas buscas por vítimas em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vai a Moçambique, país devastado pelo ciclone Idai que passou pelo continente africano há 12 dias. A informação foi dada pelos bombeiros na manhã desta quarta-feira (27).

A missão vai contar com 20 militares, especialistas em operações de busca, salvamento e gestão de desastre. O embarque deles está previsto para a sexta-feira (29) e a previsão de participação na Operação África é de 15 dias.

Os bombeiros de Minas são referência em salvamentos em soterramentos, enchentes e inundações, buscas e resgates, entre outras habilidades. Na missão africana, eles vão atuar nas ações de busca, resgate e também com planejamento e inteligência, com os conhecimentos de georreferenciamento e busca aérea.

Além dos militares, uma aeronave das Forças Armadas Brasileiras levará três picapes, dois botes, três drones com imageador térmico e ferramentas específicas da atividade, como desencarceradores e expansores hidráulicos, equipamentos dos Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

A tropa ficará estabelecida na região das cidades de Beira e Dondo, em Moçambique, locais severamente destruídos pelo ciclone.

O Ciclone Idai

Homem procura por documentos em meio a escombros após passagem de ciclone no Zimbábue — Foto: REUTERS/Philimon Bulawayo

Com ventos de mais de 170 km/h, ele danificou casas, provocou inundações e deixou destruída 90% cidade portuária de Beira, a segunda maior do país.

Em seguida, o ciclone passou por Zimbábue e Malauí, países vizinhos. Mais de 700 pessoas morreram e centenas estão desaparecidas. Só em Moçambique, este número chega a quase 470.

A Organização das Nações Unidas (ONU) fez um apelo esta semana à comunidade internacional por doações para os países africanos.

Operação Brumadinho

Bombeiros buscam por vítimas da Vale, em Brumadinho. — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Os bombeiros estão há 62 dias procurando por vítimas em Brumadinho. De acordo com último balanço da Defesa Civil, 216 mortes foram confirmadas e outras 88 pessoas ainda estão desaparecidas.

De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a operação na África não impactará a atuação dos bombeiros em Brumadinho ou nas outras cidades, visto que o planejamento de rodízio das equipes já contemplava essa e outras possibilidade de apoio.

A Barragem do Feijão, da Vale, se rompeu no dia 25 de janeiro. O “mar de lama” destruiu estruturas da mina, casas e plantações. O Rio Paraopeba foi contaminado.

Nesta quarta-feira (27), 168 bombeiros participavam da operação que era realizada em 23 frentes de trabalho.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!