Por G1


Bombeiros combatem incêndio na Catedral de Notre-Dame, em Paris — Foto: Thibault Camus/AP

Políticos europeus e integrantes da Igreja Católica lamentaram o incêndio na Catedral de Notre-Dame, em Paris, nesta segunda-feira (14). As imagens das colunas de fumaça e da queda do pináculo da igreja rodaram o mundo e chamaram atenção pela extensão das chamas. Veja a repercussão:

Donald Trump, presidente dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu pelo Twitter o uso de aeronaves para apagar as chamas do incêndio na Notre-Dame.

"Tão horrível ver o enorme incêndio na catedral de Notre-Dame em Paris. Talvez tanques de água aéreos possam ser usados para apagá-lo. É preciso agir rapidamente!”, comentou Donald Trump, presidente dos Estados Unidos no Twitter.

Também pelo Twitter, a Defesa Civil francesa explicou que não pode utilizar aeronaves. Isso porque, segundo o órgão, o despejo de água por aviões ou helicópteros "poderia levar ao colapso integral da estrutura".

Anne Hidalgo, prefeita de Paris

Antes disso, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, já havia lamentado o fogo.

"Um incêndio terrível está acontecendo na Catedral de Notre-Dame. Os bombeiros de Paris estão tentando dominar as chamas (...) Peço a todos que respeitem o perímetro de segurança", escreveu.

Mais tarde, ela publicou um outro texto:

"Não tenho palavras fortes o bastante para expressar a dor que sinto diante da Notre-Dame consumida pelas chamas. Esta noite, todos os parisienses e franceses choram por esse símbolo da nossa história. Do nosso lema, tiramos a força para nos levantarmos: Fluctuat nec mergitur (Mesmo sacudido pelas ondas, mas nunca se afunda, em latim)."

Emmanuel Macron, presidente da França

O presidente da França, Emmanuel Macron, pronunciou-se em seguida, também pelo Twitter.

"A Catedral Notre-Dame sofre com as chamas. Emoção de toda uma nação. [Envio] pensamentos para todos os católicos e todos os franceses. Como todos os nossos compatriotas, estou triste esta noite de ver essa parte de nós se queimar", disse.

Marine Le Pen, ex-presidenciável

"Todo apoio aos nossos bombeiros valentes que lutam para apagar o incêndio que destrói esta maravilha do nosso patrimônio e de nossa cultura", escreveu Le Pen, segunda colocada nas eleições presidenciais de 2017.

Nicolas Sarkozy, ex-presidente da França

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, que dirigiu o país entre 2007 e 2012, também se pronunciou.

"Sinto uma profunda tristeza diante desta tragédia. A França foi tocada em carne, em seu coração, em sua identidade, em sua história", escreveu.

"Quero dividir minha dor com os católicos e todos os franceses para quem a Notre Dame é um símbolo. Que cada um se mobilize desde já para ajudar na reconstrução", completa a mensagem.

Jair Bolsonaro, presidente do Brasil

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, foi outro a usar as redes para lamentar o incêndio na Notre-Dame.

"Em nome dos brasileiros, manifesto profundo pesar pelo terrível incêndio que assola um dos maiores símbolos da cultura e da espiritualidade cristã e ocidental, a catedral de Notre-Dame, em Paris. Neste momento sombrio, as nossas orações estão com o povo francês", escreveu.

Dom Odilo Scherer

O arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, também se pronunciou sobre o caso.

Santa Sé, no Vaticano

A liderança da Igreja Católica afirmou, por meio de nota, que soube do incêndio com "incredulidade e tristeza" e que se solidariza com os católicos franceses e com a população de Paris.

"Nós rezamos pelos bombeiros e por todos aqueles que fazem o possível diante desta situação dramática", completa a nota.

Angela Merkel, primeira-ministra da Alemanha

"Essas horríveis imagens da Notre-Dame em chamas doem. Notre-Dame é um símbolo da França e da nossa cultura europeia. Nossos pensamentos estão com os amigos franceses", tuitou Steffen Seibert, porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel.

Theresa May, primeira-ministra do Reino Unido

A premiê britânica também reagiu ao incêndio na Notre-Dame. Pelo Twitter, ela escreveu:

"Meus pensamentos estão com o povo da França nesta noite e com os serviços de emergência que estão lutando contra o terrível incêndio na Catedral Notre-Dame", escreveu May.

Rainha Elizabeth II e Príncipe Charles

Rainha Elizabeth II — Foto: Daniel Leal-Olivas / AFP

A rainha Elizabeth II, do Reino Unido, enviou uma mensagem de condolência ao presidente francês, Emmanuel Macron, para dizer que estava "profundamente triste" com o incêndio na catedral, e que as suas preces estavam com a França, de acordo com a agência Reuters. O príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, declarou que também estava "completamente inconsolável" ao saber do incêndio.

"O príncipe Philip e eu ficamos muito tristes ao ver as imagens do incêndio que engoliu a Catedral de Notre Dame. Eu estendo minha sincera admiração às equipes de emergência que arriscaram suas vidas para tentar salvar este importante monumento nacional. Meus pensamentos e orações estão com aqueles que rezam na Catedral e em toda a França neste momento difícil", disse a mensagem de Elizabeth.

Já o príncipe Charles afirmou, em mensagem a Macron, que compreende "muito bem que significado verdadeiramente especial a catedral ocupa no coração de sua nação; mas também para todos nós fora da França ela representa uma das maiores realizações arquitetônicas da civilização ocidental", disse. "É um tesouro para toda a humanidade e, como tal, testemunhar sua destruição neste terrível incêndio é uma tragédia devastadora, [e causa] uma dor insuportável da qual todos nós compartilhamos", disse.

TV francesa mostra interior da Notre-Dame após incêndio

TV francesa mostra interior da Notre-Dame após incêndio

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!