Por G1


Combinação de fotos mostra o altar da catedral de Notre-Dame antes, em imagem de arquivo de junho de 2018, e depois do incêndio — Foto: Ludovic Marin/AFP/Arquivo; Ludovic Marin/AFP

A destruição provocada pelo incêndio que atingiu a Catedral Notre-Dame de Paris ainda não foi oficialmente avaliada, mas parte de suas relíquias, como a Santa Coroa, puderam ser salvas.

O incêndio começou às 18h50 de Paris na segunda-feira (15) e só foi extinto na manhã de terça-feira (16). Apesar do trabalho intenso dos 400 bombeiros, parte da estrutura foi consumida pelas chamas, que só foram controladas depois de nove horas de incêndio.

Todo o telhado e toda a armação foram destruídos, parte da abóbada e a "flecha" (torre mais alta) caíram. Porém, no geral, a estrutura do prédio resistiu bem, segundo o ministro do Interior da França, Laurent Nuñez.

Veja como ficou Catedral de Notre-Dame após o incêndio

Veja como ficou Catedral de Notre-Dame após o incêndio

Coroa

Foto de arquivo de março de 2014 mostra a Santa Coroa durante cerimônia na catedral de Notre-Dame, em Paris — Foto: Philippe Wojazer/Reuters/Arquivo

A Santa Coroa que, segundo a tradição católica foi utilizada por Jesus Cristo antes da crucificação, não sofreu danos. Ela é considerada a relíquia mais valiosa guardada na igreja.

Ela é composta de um "círculo de juncos unidos por fios de ouro, com um diâmetro de 21 centímetros", segundo o site da catedral.

O mesmo foi feito com outras duas relíquias da Paixão de Cristo, como um pedaço da cruz e um prego que teria perfurado seu corpo.

Esculturas de mármore

TV francesa mostra interior da Notre-Dame após incêndio

TV francesa mostra interior da Notre-Dame após incêndio

As esculturas em mármore dentro da catedral não foram queimadas, apenas danificadas pela fumaça. Entre elas, a monumental Virgem, de Nicolas Coustou, encomendada por Louis XIV e esculpida entre 1712 e 1728.

Escultura dos apóstolos

Patrick Palem, especialista em restauração patrimonial, caminha pelas estátuas que ficavam ao redor da torre da catedral de Notre-Dame em Paris. Estruturas tinham sido removidas para restauração para ateliê em Marsac-sur-Isle — Foto: Georges Gobet / AFP

Dezesseis esculturas de cobre representando os 12 apóstolos e quatro evangelistas, que faziam parte da agulha, foram salvas por sorte, segundo a Rádio França Internacional. A catedral estava sendo restaurada desde 2018 e, há cinco dias, as estátuas foram retiradas para reparos.

Vitrais

Foto de arquivo de novembro de 2012 mostra vitral do lado norte de Notre-Dame de Paris — Foto: Patrick Kovarik / AFP

O porta-voz da Catedral Notre-Dame, André Finot, constatou que os três imensos vitrais da igreja, de 13 metros de diâmetro, chamados de "rosáceas", resistiram. "Essas joias do século XII e XIII nem se mexeram", comemorou o assessor de comunicação do monumento. No entanto, o calor pode ter afetado a cor dos vidros.

Órgão

Órgão na catedral de Notre Dame de Paris, em Paris, em foto de 26 de junho — Foto: Ludovic Marin / AFP

O imenso órgão da Notre-Dame não foi queimado, o que Vincent Dubois, um dos responsáveis pelo instrumento, considerou "um milagre", em entrevista à rádio France Info.

No entanto, o instrumento ainda deve passar por uma avaliação. Ele acredita que os seus tubos podem ter sido afetados pelo calor e pelos jatos d'água utilizados pelos bombeiros para abater as chamas.

O instrumento deverá ser desmontado e colocado em um local protegido até que o teto da catedral seja reconstruído.

O instrumento, com seus cinco teclados e cerca de 8 mil tubos, foi construído a partir do século XV. Ele foi sendo ampliado progressivamente até alcançar seu tamanho atual no século XVIII.

Ele também sobreviveu à Revolução Francesa sem danos, "com certeza graças à interpretação de músicas patrióticas", segundo o site da catedral.

Túnica de São Luís

A túnica de São Luís, um dos reis mais famosos da França, também escapou das chamas, de acordo com a AFP.

Telhado

A Catedral de Notre-Dame. A "flecha" - a torre mais alta da Catedral - foi destruída no incêndio desta segunda (15). — Foto: Joël Saget/AFP

O telhado da igreja, que datava do século XIII, foi completamente destruído. Com uma centena de metros de comprimento e 13 de largura, o mais antigo da França, esta obra-prima da arquitetura não poderá ser recuperada.

Arquitetos e especialistas da polícia e do governo detectaram “algumas vulnerabilidades” também na estrutura de sustentação do telhado e na ala norte.

‘Flecha’ (Torre mais alta)

Imagens da Catedral de Notre-Dame antes e depois do incêndio desta segunda (15). — Foto: Olivier Morin/Bertrand Guay/Geoffroy van der Hasselt/AFP

Inaugurada em 15 de agosto de 1859, a ‘flecha’ (torre mais alta) desmoronou no início da noite de segunda-feira, diante dos olhos dos parisienses e turistas incrédulos que acompanhavam a tragédia no local.

A estrutura de cerca de 500 toneladas de madeira e 250 toneladas de chumbo chegava a 96 metros de altura. A estrutura é de autoria do arquiteto Eugène Viollet-le-Duc.

Animação mostra como era a catedral de Notre-Dame antes do incêndio

Animação mostra como era a catedral de Notre-Dame antes do incêndio

Trabalhos de reconstrução

Especialistas dizem que a reconstrução da catedral pode levar décadas. O governo francês já deu início aos trabalhos para viabilizar a restauração do famoso monumento, que recebe 13 milhões de visitantes por ano. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, lançará oficialmente uma coleta de fundos.

Bilionários e doadores privados estão se mobilizando para financiar a reconstrução da catedral. Duas das maiores fortunas da França, as famílias Arnault e Pinault, anunciaram uma ajuda de € 200 milhões e € 100 milhões, respectivamente.

— Foto: Infografia: Rodrigo Sanches/G1

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!