Você sabia que foi uma empreendedora feminista quem criou o primeiro brinquedo fashionista e empoderado do planeta? Cofundadora da Mattel, a americana Ruth Handler percebeu que sua filha, Bárbara (cujo apelido era Barbie – ahá!), adorava trocar as roupas de suas bonecas de papel, mas não havia no mercado opções de pano ou plástico com feição de uma adolescente em que ela pudesse se inspirar, só de bebês. Em março de 1959, então, Ruth e o marido, Elliot, lançaram a Barbie em uma feira nova-iorquina.
Todo poder às garotas
A ideia de Ruth era mostrar que, por meio da boneca, a menina podia ser o que quisesse. “Barbie sempre representou o fato de que a mulher tem escolhas”, dizia ela, que morreu aos 86 anos em 2002. Sonha ir à lua? A Barbie Astronauta (de 1965) foi, antes mesmo do homem (1969). Quer ser médica, presidente ou desenvolvedora de jogos? Em seis décadas, Barbie já teve mais de 180 profissões, sempre retratando desejos da sociedade na época. Tal propósito continua atual e guiando a marca, que vende uma boneca a cada três segundos e uma casa dela a cada dois minutos no mundo! O segredo do sucesso está na própria trajetória da Barbie, que se reinventa sempre e constantemente. Como nós mulheres, né?
Super na moda
Desde que nasceu, Barbie tem conexão com o mundo fashion: na primeira versão, vestia maiô listrado, óculos gatinho e brincos de argola. De lá para cá, virou ícone e ganhou versões customizadas por estilistas como Oscar de La Renta (1984), Diane Von Furstenberg (2006) e até o brasileiro Alexandre Herchcovitch (1999). A boneca ainda protagonizou desfile na semana de moda de NY – está bom para você?
Representatividade
Por incrível que pareça, esse sempre foi o mote da marca, já que era importante a criança se identificar com o brinquedo. Tanto que, em 1968 – em apoio ao movimento de igualdade que tomava conta dos EUA –, surgiu a primeira boneca negra (Christie, amiga da Barbie). Em 1980, foi lançada a coleção Diversidade, com a primeira Barbie negra, além da italiana, hispânica, etc. “Inspirar e nutrir o potencial ilimitado em cada garota” é a frase que estampa o hall de entrada na sede da fábrica, em Los Angeles... Para ninguém esquecer!
Working woman
Foi ela que comprou sua própria Casa dos Sonhos, tá? E o carro, o trailer, a piscina... “Acreditamos que empoderar jovens garotas ajuda a libertar todo seu potencial”, explica Lisa McKnight, diretora geral e vice-presidente sênior da marca. Por isso, ao longo dos anos, a boneca ocupou cargos e espaços predominantemente masculinos sem medo – e de forma pioneira: foi cirurgiã (1973), CEO (1985), pilota da Força Aérea (1991), presidente dos EUA (de 1992), bombeira (1995), engenheira de computação (2010) e de robótica (2018). “Se você pode sonhar, você pode ser”, dizia a campanha da Barbie empreendedora (2014).
Body Positive
Se aceitar o próprio corpo já não é tarefa fácil e rápida para nós mesmas, imagine para uma empresa multimilionária com mais de 50 anos de história! O lançamento dos novos tipos de corpo da linha Fashionistas – curvilíneo, mignon e alto, com sete tons de pele, 22 cores de olhos e 24 penteados –, em 2016, foi tão polêmico que virou capa da revista Time, provocando uma reflexão sobre padrões de beleza, e gerou um documentário, Tiny Shoulders: Rethinking Barbie, que mostra todo o processo criativo e artesanal por trás de cada boneca.
Influencer
A sacada que mantém as vendas em alta nesta era tecnológica – em que brincadeiras offline lutam para sobreviver – é simples: Barbie é mais do que uma boneca de plástico, é uma personagem. Ela foi pintada por artistas como Andy Warhol (1985), fez ponta no filme Toy Story 3 (2010), entrou para o Instagram (2014) – @barbiestyle já soma mais de 1,9 milhões de seguidores e faz até publiposts (!) –, e ganhou um canal no YouTube (2015), por meio do qual fala sobre temas espinhosos como bullying, abuso e preconceito para seus 5,5 milhões de inscritos.
Novas heroínas
Além das comemorações em torno dos 60 anos, que prometem ser memoráveis – vem filme com Margot Robbie por aí, viu? –, em 2019 a marca continua inspirando garotas por meio de projetos como o #RoleModels, que presenteia artistas e personalidades tipo Nicki Minaj (abaixo), com uma boneca exclusiva feita à sua semelhança, e a linha Barbie Mulheres Inspiradoras, que homenageia grandes nomes, como Frida Kahlo (e pode ser comprada). Parabéns, Barbie!
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