Bolsonaro diz que faltou ‘gestão’ e ‘expertise’ de Vélez à frente do MEC

‘Acumulou uma série de problemas’

‘A questão da gestão deixou a desejar’

Novo ministro vai mudar 1º escalão

O presidente Jair Bolsonaro demitiu Vélez do cargo de ministro da Educação
Copyright Marcos Corrêa/Palácio do Planalto - 8.abr.2019

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta 2ª feira (8.abr.2019) que faltou “gestão” e “expertise” a Ricardo Vélez enquanto esteve à frente do Ministério da Educação.

“Basicamente, [faltou] a questão da gestão. O ministro não tinha essa expertise, aí foi acumulando uma série de problemas e, lamentavelmente, chegamos à situação em que tivemos que substituir nosso querido Vélez. É uma pessoa simpática, amável e competente, mas a questão da gestão deixou a desejar”, afirmou em entrevista à rádio Jovem Pan.

Receba a newsletter do Poder360

Vélez foi demitido nesta 2ª feira. A demissão já era prevista após uma crise na pasta que se estendeu durante todo o início de governo. Apesar de ter sido indicado por Olavo de Carvalho, considerado 1 “guru” dentro do governo, olavistas, militares e técnicos travaram uma disputa interna no ministério que já levou a dezenas de demissões.

Ao anunciar a demissão de Vélez, o presidente também anunciou o economista Abraham Weintraub para comandar o ministério.

“A gente não pode continuar sangrando 1 ministério que é importantíssimo. Eu até disse no começo do mandato sobre a educação. Se buscarmos 1 ponto de inflexão da educação em 4 anos, já é uma grande vitória nossa, dado o aparelhamento que existe nas instituições”, completou.

Abraham Weintraub era o secretário-executivo da Casa Civil, comandada por Onyx Lorenzoni. Ele já trabalhava com a equipe de governo desde o período da transição entre a gestão de Michel Temer e a de Bolsonaro no fim de 2018.

“Ele é uma pessoa do ramo, professor universitário, sabe gerir as questões e é mais uma pessoa da minha linha. Conversamos sobre tudo, ele é gabaritado. E todo o primeiro escalão da equipe vai ser indicado por ele”, disse Bolsonaro.

Eis o momento em que Bolsonaro falou sobre o ex-ministro da Educação:

Durante a entrevista, Bolsonaro também falou sobre a tramitação do projeto da reforma da Previdência no Congresso. Segundo ele, caso se engaje mais pela reforma, vão achar que está inferindo no Legislativo.

O presidente também afirmou que seu filho, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), deveria ter cargo de ministro. Mas, segundo ele, o filho não pleiteia cargo no governo e apenas coordena suas redes sociais.

Assista à integra da entrevista:

VÉLEZ DIZ QUE CONFIA NA DECISÃO DE BOLSONARO

No Twitter, o ex-ministro Ricardo Vélez agradeceu a oportunidade de ter comandado o Ministério da Educação e disse confiar na decisão de Bolsonaro.

autores