Blog do Camarotti

Por Gerson Camarotti

Comentarista político da GloboNews, do Bom Dia Brasil, na TV Globo, e apresentador do GloboNews Política. É colunista do G1 desde 2012


Gerson Camarotti comenta sobre crise política na Venezuela

Gerson Camarotti comenta sobre crise política na Venezuela

Integrantes da cúpula do governo brasileiro reconheceram ao Blog que houve uma ação precipitada do líder da oposição na Venezuela, Juan Guaidó, de convocar a população para ir às ruas sob o argumento de que tinha o apoio dos militares.

“Foi um movimento muito desorganizado, com aspecto de briga de torcida", resumiu ao Blog o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno". Para ele, o episódio acabou fortalecendo a posição do ditador Nicolás Maduro.

"Houve uma precipitação. Mas, agora, não há volta", reforçou o vice-presidente Hamilton Mourão.

A percepção inicial no Palácio do Planalto é de que Maduro foi pego de surpresa. "A reação dele custou a acontecer", ressaltou o ministro Heleno. "Mas Maduro saiu fortalecido do episódio", reconheceu.

Há preocupação no governo com a grave situação na Venezuela. O vice-presidente da República alerta para a situação de fronteira, com a possibilidade de um aumento no número de refugiados venezuelanos entrando por Roraima.

Já Augusto Heleno aponta outra preocupação com a situação da Venezuela. "É uma Cuba na nossa fronteira", enfatizou. "E já há infiltração do crime organizado na estrutura do país. Eles aderiram ao tráfico de drogas. Isso está nas mãos dos militares".

Hamilton Mourão e Augusto Heleno descartam ação militar na Venezuela. "Nossa pressão será diplomática", afirmou o vice-presidente.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!