Cultura Música

Velório de Beth Carvalho tem cantoria, artistas, políticos e carta de Lula

Cerimônia acontece nesta quarta-feira, na sede do Botafogo
Velório de Beth Carvalho Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo
Velório de Beth Carvalho Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

RIO — Cantoria, lágrimas, homenagens, bandeiras e até uma carta do ex-presidente Lula marcaram o velório de Beth Carvalho nesta quarta-feira, na sede do Botafogo, onde artistas, políticos, familiares e amigos deram adeus à Madrinha.

Antes mesmo das 10h, horário marcado para a cerimônia, dezenas de fãs com camisas do clube e da escola de samba Mangueira já aguardavam no local. Os portões para o salão nobre se abriram pontualmente ao som de sucessos como “Sem ataque, sem defesa” e “Agoniza mas não morre”. Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Zélia Duncan e Teresa Cristina, entre muitos outros, se emocionaram ao tentar mensurar a importância de Beth para o samba.

— Ela entra pra história como a madrinha do samba. Uma pessoa que venceu muitos tabus, saiu da Zona Sul e foi pra Zona Norte pelo talento — afirmou Dudu Nobre, primeiro “afilhado” do mundo do samba a chegar.

O músico, que conheceu Beth ainda infância, disse que a cantora uniu praticamente todos os sambistas de 1970 até os dias atuais, passando por nomes que vão de Nelson Cavaquinho, Cartola, até Fundo De quintal.

— A Beth sempre apoiou todos nós. É um momento de muita dor pra gente. A gente acompanhou a batalha, Beth foi uma guerreira que lutou pela vida.

Uma das paixões da cantora, a política, foi lembrada pelas cantoras Zélia Duncan e Teresa Cristina. Militante de esquerda, Beth foi grande admiradora de nomes como Jango e Brizola, e nos últimos anos participou de atos pela libertação do ex-presidente Lula.

— Ela sempre esteve ao lado das pessoas. Nunca escondeu sua posição política, sempre teve coragem de falar no que acreditava — afirmou Teresa Cristina.

— Se todos nós tivéssemos uma unha da teimosia da Beth, o Brasil poderia ser salvo — completou Zélia Duncan.

Zélia Duncan se emociona no velório de Beth Carvalho Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo
Zélia Duncan se emociona no velório de Beth Carvalho Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

Além de nomes importantes do samba e da MPB, estiveram presentes o carnavalesco Leandro Vieira, o escritor Luiz Antonio Simas e o humorista Helio de La Peña. Da música, vieram ainda Rogério Caetano, Carlinhos 7 Cordas, Zeca da Cuíca, Tia Surica, Monarco, Xande de Pilares. Diogo Nogueira, Carlinhos de Jesus, Gabriel Cavalcanti e a Velha Guarda da Mangueira. Entre os políticos, Leonel Brizola Neto, Pedro Paulo, Benedita da Silva, Marcelo Freixo, Renata Souza e Marcelo Calero.

Luana Carvalho, filha da cantora, emocionou quem estava lá ao colocar fotos da família sobre o corpo da mãe, além de registros ao lado de Nelson Cavaquinho e Cartola. Aos pés do caixão, posicionou uma carta enviada por Lula para Beth durante sua internação mais recente.

"Fiquei sabendo que você está internada e fiquei muito triste, porque se tem uma pessoa que passou a vida inteira fazendo alegria para os brasileiros foi você, querida Beth", diz um trecho da carta.

Cartaz escrita pelo ex-presidente Lula foi colocada próxima ao caixão de Beth Carvalho Foto: Jan Niklas
Cartaz escrita pelo ex-presidente Lula foi colocada próxima ao caixão de Beth Carvalho Foto: Jan Niklas

Zeca Pagodinho tinha dificuldades para encontrar as palavras.

— Era a madrinha para todo mundo. Ela botou muita gente lá em cima. Eu costumo brincar que eu era só um compositor, mas virei o Zeca Pagodinho por causa dela. Meu negócio era compor, ela me colocou para cantar "Camarão que dorme a onda leva" — disse Zeca.

Jorge Aragão também tentou expressar o que representa a perda da cantora:

— Talvez eu tenha vindo aqui pra celebrar a vida dela e tudo que eu aprendi. Tudo isso que ela conseguiu colocar no mundo inteiro. Não só o que ela fez, mas o que faz e vai continuar fazendo na vida de todos nós.

Sob muitos aplausos, Nelson Sargento se inclinou sobre Beth e entoou os versos “Samba, agoniza mas não morre/ Alguém sempre te socorre/ antes do suspiro verdadeiro”. Como não poderia deixar de ser, a cerimônia virou um gurufim, com o público entoando sucessos da sambista carioca acompanhado por um pandeiro e chocalho.

Zeca Pagodinho no velório de Beth Carvalho Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo
Zeca Pagodinho no velório de Beth Carvalho Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

Outros “afilhados” chegaram cedo para se despedir da cantora, em seu caixão rodeado de bandeiras da Mangueira, do Botafogo e do Brasil. Um dos fundadores do fã clube “Andança”, criado em 2005 para celebrar a artista, o mineiro Fábio Fernandes saiu no primeiro ônibus de Poços de Caldas para acompanhar o velório.

— Eu viria para o show dela que estava marcado para o domingo, mas tive que antecipar. Aprendi muito com ela. Só tinha 11 anos quando ouvi “Andanças”, e a partir daí comprei 15 discos — diz Fernandes, emocionado. — Ela era uma escola de música, aprendi tudo a partida obra dela, e até me tornei mangueirense.

Coroas de flores chegaram às dezenas ao salão nobre do Botafogo. Algumas enviadas por companheiros do samba, como Fundo de Quintal, Portela, Família Nogueira e Arlindo Cruz, e até por locais famosos da boemia carioca como o Café Lamas. Outras vieram do mundo político, como dos diretórios do PT e do PDT, além de uma assinada por Lula: “ O samba perde sua madrinha, o Brasil uma filha guerreira e eu uma grande amiga, gratidão para sempre”, diz a homenagem assinada pelo ex-presidente.

A cantora Beth Carvalho, um dos mais importantes nomes do samba, morreu nesta terça-feira , no Rio. Ela estava internada por causa de problemas na coluna que a atormentavam há anos. A mangueirense Beth tinha 72 anos e a princípio cantaria no Vivo Rio no próximo fim de semana, mas os problemas de saúde a obrigaram a cancelar. Segundo o Hospital Pró-Cardíaco, ela morreu "em decorrência de infecção generalizada (sepse)".

Sob aplausos, o corpo foi transportado por volta das 16h no caminhão do Corpo de Bombeiros para ser cremado no Cemitério da Penitência, no Caju, em cerimônia reservada à família e a amigos próximos.

Amigos e familiares se despediram de Beth Carvalho nesta quarta-feira Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo
Amigos e familiares se despediram de Beth Carvalho nesta quarta-feira Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo