Cinema

Por France Presse


Preparativos do Festival de Cannes, na edição de 2019 — Foto: Stephane Mahe/Reuters

O Festival de Cannes finaliza nesta segunda-feira os preparativos para o início de uma das edições mais ambiciosas dos últimos anos, com forte presença de Hollywood, mais glamour, astros do rock e, certamente, o peso do cinema autoral.

Sob o imenso cartaz oficial com uma foto da diretora francesa Agnès Varda, que faleceu recentemente, posicionado no Palácio dos Festivais, os operários preparavam a decoração e o tapete vermelho que receberá diversas estrelas a partir de terça-feira.

Além de diretores consagrados como Quentin Tarantino e Terrence Malick, atores famosos como Brad Pitt e Leonardo DiCaprio, o festival receberá astros de outras áreas - como o cantor Elton John e o ex-jogador Maradona. No último minuto foi anunciada a presença do ator espanhol Javier Bardem, que abrirá o festival ao lado da atriz e cantora Charlotte Gainsbourg.

O cineasta mexicano Alejandro González Iñárritu presidirá o júri que anunciará no dia 25 de maio a Palma de Ouro, que terá em sua disputa seis diretores qua já venceram o prêmio máximo de Cannes: Tarantino, Malick, o britânico Ken Loach, os irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne e o francês Abdellatif Kechiche.

Almodóvar, nova oportunidade

Pedro Almodóvar, o eterno aspirante, participa no festival pela sexta vez, este ano com "Dolor y gloria", seu filme mais introspectivo e que foi selecionado por Cannes apesar de ter estrado na Espanha em março. O longa-metragem é protagonizado por Antonio Banderas e conta ainda com Penélope Cruz.

Outros 20 filmes estão na mostra oficial e um dos mais aguardados é, "Era Uma Vez em Hollywood", dirigido por Tarantino e que reúne pela primeira vez na mesma produção DiCaprio e Pitt, nos papéis de um ator e seu dublê nas Los Angeles do fim dos anos 1960.

Além disso, Cannes selecionou um nome forte para o filme de abertura: o diretor americano Jim Jarmusch exibirá "The Dead Don't Die", longa-metragem com um elenco de peso que inclui Bill Murray, Tilda Swinton e Adam Driver, além de nomes do mundo da música, como Selena Gómez, Iggy Pop e Tom Waits.

Malick apresentará seu filme ambientado na Segunda Guerra Mundial "A Hidden Life", os Dardenne competirão com "Le jeunne Ahmed", Loach com "Sorry we missed you" e o canadense Xavier Dolan com o drama "Matthias & Maxime".

Brasil volta à mostra oficial

O Brasil também volta à disputa pela Palma de Ouro com o filme "Bacurau", dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, protagonizado por Sônia Braga, longa-metragem de aventura e ficção científica gravado no no sertão do Seridó, na divisa entre Rio Grande do Norte e Paraíba.

Quatro diretoras estão na mostra oficial, todas pela primeira vez, incluindo a austríaca Jessica Hausner.

À margem da competição, o Festival de Cannes dará espaço para astros do rock: Elton John, que está em sua turnê de despedida, apresentará "Rocketman", filme sobre sua vida, enquanto Bono comparecerá ao festival para apoiar "5B", sobre o primeiro hospital que tratou pacientes com aids nos Estados Unidos.

Outro "outsider" em Cannes será o ex-jogador Diego Maradona, aguardado em Cannes para a estreia do documentário sobre os anos em que jogou no Napoli, nos anos 1980, dirigido pelo britânico Asif Kapadia.

O diretor mexicano Alfonso Cuarón ("Roma") deve apresentar no festival uma versão restaurada de "O Iluminado", de Stanley Kubrick.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1