Política

Bolsonaro vai permitir que atiradores transportem armas carregadas

Presidente afirma que vai assinar decreto esta semana atendendo frequentadores de CACs

Registro de atiradores e colecionadores de armas de fogo cresce 879% em cinco anos
Foto:
/
Jorge William - Agência O Globo
Registro de atiradores e colecionadores de armas de fogo cresce 879% em cinco anos Foto: / Jorge William - Agência O Globo

BRASÍLIA — O presidente Jair Bolsonaro vai assinar na próxima terça-feira (7) decreto estabelecendo novas regras para uso de armas e munição por colecionadores, atiradores e caçadores, conhecidos como Cacs . O presidente afirmou que não haverá limite para quantidade de munição e que a categoria "vai poder transportar arma municiada". Atualmente, somente os atiradores podem levar uma arma com munição em um trajeto específico: do local de guarda, em geral a própria casa, ao local de treino ou competição.

Não está claro se Bolsonaro vai ampliar de forma geral a permissão, para que os CACs possam circular livremente armados, o que é vedado ao cidadão comum, em regra geral, pelo Estatuto do Desarmamento. O porte, segundo a legislação vigente, é destinado apenas a categorias específicas, como militares e policiais, e só concedido fora do previsto em casos excepcionais.

Bolsonaro vai permitir que atiradores transportem armas carregadas para clubes de tiro.
Bolsonaro vai permitir que atiradores transportem armas carregadas para clubes de tiro.

O presidente falou sobre o decreto ao sair do Palácio da Alvorada. Ele parou para cumprimentar populares que estavam no portão que dá acesso à residência oficial, e foi abordado por um homem que indagou sobre o tema.

– Vou assinar na terça-feira, às 16h. CAC não vai ter quantidade de munição. Vai poder transportar arma municiada, quebrando o monopólio também – disse o presidente.

Não ficou clara a referência de Bolsonaro sobre quebra de monopólio, mas o tema é defendido por pessoas ligadas a CACs entre eles seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro. Atualmente, a legislação restringe a importação de armas.

O arsenal e a concessão de registros para caçadores, atiradores e colecionadores de armas de fogo — conhecidos pela sigla CAC — deram um salto nos últimos cinco anos . As novas autorizações para a categoria aumentaram 879% no período, passando de 8.988, em 2014, para 87.989, em 2018. Hoje, há 255.402 licenças ativas no Brasil. Já o número de armas nas mãos desse grupo foi de 227.242 para 350.683 unidades, um crescimento de 54%.