Bolsonaro decidirá se receberá homenagem em Dallas, diz porta-voz

Cancelou viagem a Nova York

Iria receber prêmio de ‘Pessoa do Ano’

Viaja a Dallas no dia 14 de maio

De acordo com Porta-Voz, Bolsonaro viajará a Dallas, no estado do Texas, no próximo dia 14
Copyright Sérgio Lima/Poder360 – 5.abr.2019

O porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, confirmou nesta 2ª feira (6.mai.2019) que o presidente Jair Bolsonaro deverá viajar a Dallas, no Estado do Texas, de 14 a 16 de maio.

No entanto, Rêgo Barros não confirmou se Bolsonaro ainda irá receber homenagem nos que receberia no país norte-americano. Na última 6ª feira (3.mai.2019), o presidente cancelou a viagem que faria a Nova York, onde receberia o prêmio de “Pessoa do Ano”, em 1 jantar organizado pela Câmara de Comércio Brasil-EUA.

Segundo o porta-voz, Bolsonaro ainda irá decidir sobre a homenagem.

Nós já recebemos vários  convites de outros Estados ao nosso presidente para que ele, em lá chegando, possa ser homenageado adequadamente. Nosso presidente está a decidir, mas, provavelmente, será no Texas esse evento, a ocorrer entre os dias 14 e 16“, afirmou.

Segundo Rêgo Barros, a ida a Miami, no Estado da Flórida, que também estava programada continua cancelada.

Receba a newsletter do Poder360

Sobre o convite de outros Estados, Rêgo Barros não informou quais seriam estes que haviam feito o convite ao presidente.

A homenagem ao presidente brasileiro foi marcada por polêmicas. Pelo menos 3 empresas patrocinadoras do evento retiraram seus apoios ao saber da participação de Bolsonaro.

Além disso, em 13 de abril, o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, do Partido Democrata, disse que Bolsonaro não era bem-vindo à cidade. Blasio ainda o chamou de racista, homofóbico e destrutivo. “Ele é 1 ser humano muito perigoso”, disse.

No dia 15 de abril, o Museu Americano de História Natural de Nova York, onde inicialmente a homenagem iria ser realizada, desistiu de sediar o evento após pressão de ativistas e funcionários da instituição.

Questionado sobre os motivos para a escolha de Dallas, Rêgo Barros disse que houve convite de empresários e de outros políticos para a visita.

Quando eu tratei das questões dos convites, sim, outras autoridades, outros empresários, outros políticos, inclusive do partido democrático, convidaram nosso presidente a compartilhar com eles o ambiente democrático e tão salutar que é o dos Estados Unidos da América, que eventualmente algumas autoridades não sabem aproveitar e considerar diante da presença do presidente do Estado como é o nosso presidente Jair Bolsonaro“, disse, em alusão a Bill de Blasio, prefeito de Nova York.

Rêgo Barros também disse que, assim como Bill de Blasio, que comemorou o cancelamento da viagem de Bolsonaro, Mike Rawlings, prefeito de Dallas, é do partido Democratas.

Europa está na mira 

Segundo o porta-voz, Bolsonaro deve visitar o continente europeu no 2º semestre.

O presidente já havia comentado, sim, em fazer 1 recorrido nos países mencionados [Polônia, Hungria e Itália]. A questão de fechar a agenda vai depender do nosso Ministério de Exteriores e dos respectivos ministérios exteriores, mas está no foco“, disse.

Villas Bôas e Olavo de Carvalho

De acordo com Rêgo Barros, Bolsonaro afirmou que o “governo tem desafios maiores a enfrentar”, não comentando, diretamente, as críticas do assessor especial do Gabinete de Segurança Institucional, general Eduardo Villas Bôas, ao escritor guru do governo, Olavo de Carvalho.

Villas Bôas chamou Olavo de “Trotsky de direita” na manhã desta 2ª (6.mai.2019). A frase é 1 novo desdobramento na rusga entre Olavo e os militares do governo.

Mais tarde, Bolsonaro declarou que “não existe grupo de militares nem grupo de Olavos aqui, tudo é 1 time só”.

autores