Brasil
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Assis Moreira, Valor — Genebra


Os Estados Unidos mantiveram hoje o impasse sobre a adesão de novos membros na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ao mesmo tempo, o governo de Donald Trump elogiou a “posição de liderança” do Brasil em abrir mão do Tratamento Especial e Diferenciado (TED) em acordos da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Significa que a barganha feita entre Jair Bolsonaro e Donald Trump está desequilibrada até o momento. Em 19 de março, em Washington, o presidente brasileiro anunciou que o Brasil começaria a abrir mão do TED, que dá mais flexibilidade na implementação de acordos comerciais. Em contrapartida, Trump prometeu dar “apoio para que o Brasil inicie o processo de acessão com vistas a tornar-se membro pleno da OCDE”.

A expectativa nos meios diplomáticos era de o governo Trump aproveitar a reunião do Conselho de Representantes na OCDE, ocorrida hoje, a última que antecede a conferência ministerial de 22 e 23 deste mês em Paris, para enfim desbloquear a demanda brasileira e de outros países para aderir à organização. Isso é considerado importante para impulsionar reformas e integrar mais o Brasil na economia global.

Autor — Foto: AP Photo/Manuel Balce Ceneta
Autor — Foto: AP Photo/Manuel Balce Ceneta

Valor apurou, porém, que a delegação americana mais uma vez repetiu que “não tinha instruções” para uma decisão do Conselho sobre possível adesão de novos membros.

Os americanos reafirmam a representantes brasileiros que o governo Trump apoia a entrada do Brasil na OCDE. Mas que o alargamento da entidade deve vir num contexto de sua modernização, sem dizer exatamente o que isso quer dizer.

O que continua na mesa, oficialmente, é a proposta que Washington apresentou em dezembro, na qual apoiava a entrada da Argentina e, para assegurar isso, aceitava ao mesmo tempo a adesão da Romênia impulsionada pela União Europeia (UE).

Até agora Washington não mudou seu documento, para incluir o Brasil em sua proposta ao lado dos argentinos. O que parece certo é que os europeus vão querer emplacar o mesmo número de países que os americanos. Além da Romênia, a Bulgária está na lista para negociar adesão.

Agora as atenções vão estar voltadas para a conferência ministerial da OCDE, dentro de duas semanas. O ministro da Fazenda, Paulo Guedes, é esperado como um dos participantes convidados.

Por sua vez, também hoje, em Genebra, na OMC a delegação americana voltou a se posicionar pelo desmantelamento do Tratamento Especial e Diferenciado (TED) como existe hoje e não poupou elogios à posição do Brasil nas discussões do tema.

Em sua intervenção, o Brasil reiterou que não vai alterar seu status de país em desenvolvimento, mas não pedirá TED em negociações de acordos em curso ou no futuro. No entanto, frisou que vantagens obtidas através do TED no passado, e em vigor, serão mantidas.

Já países como Paquistão insistiram que o TED é inegociável e rejeitam inclusive uma proposta moderada feita pela Noruega.

Mais recente Próxima Operações com criptomoedas deverão ser informadas à Receita Federal

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

De acordo com a Univinco25, a interrupção na energia começou na quinta-feira (25), foi restabelecida, mas voltou a faltar; diante de inúmeros apagões, a Associação Pró-Centro entrou com uma ação contra a Enel

Falta de energia atinge 800 lojas na 25 de Março em São Paulo, diz associação

Investidores calibram suas apostas para a política monetária no Brasil e nos EUA

Dólar e juros futuros recuam e Ibovespa sobe após IPCA-15 abaixo das projeções e inflação PCE nos EUA em linha

Itaú BBA disse que o lucro de R$ 503 milhões, alta anual de 14%, mascara tendências negativas

Resultados da Cielo vieram negativos e indicam perda de mercado, apontam analistas

Estatal mexicana registrou lucro de 4,68 bilhões de pesos mexicanos

Pemex registra queda de 91,7% no lucro no 1º trimestre na comparação anual

Provas serão realizadas no dia 05 de maio

Santiago Bausili e o secretário de Fazenda do Ministério da Economia, Pablo Quirno, partem nesta sexta-feira (26) para a China para renovar cerca de US$ 5 bilhões do “swap” que a Argentina mantém com o país asiático

Presidente do BC argentino negocia renovação de linha de crédito com China

A instituição, além disso, alerta que a chance de a decisão de maio do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC não ser unânime aumentou

PicPay eleva projeção para Selic de 9,5% para 10% neste ano

Projeto ganhou musculatura depois que um forte vendaval paralisou serviços essenciais na área de concessão da Enel São Paulo, deixando 2,1 milhões de consumidores sem energia

Exclusivo: Governo quer forte conselho de consumidores para renovar concessões das distribuidoras

“Todos que estavam devendo podem procurar a Caixa e renegociar a dívida ", disse o presidente sobre o programa de crédito estudantil

Lula: 'Vamos fazer o Desenrola do Fies'

Ministro do STF suspendeu a prorrogação da desoneração da folha de pagamento de municípios e dos 17 setores intensivos em mão de obra até 2027

Setores criticam liminar de Zanin que considerou desoneração da folha inconstitucional