Amazon vence Brasil e recebe autorização para uso exclusivo do domínio .amazon

Países da região amazônica pediam domínio

Em nota, Itamaraty lamentou

Decisão entra em vigor em 90 dias

A Amazon se comprometeu a não usar os nomes de domínio .amazon em contextos relacionados à Amazônia
Copyright Reprodução/ Wikipedia

Há 7 anos no embate com o Brasil, a Amazon conseguiu nesta semana (17.mai.2019) o direito de utilizar com exclusividade o domínio de internet “.amazon”. A decisão entra em vigor em 90 dias.

Apesar da insatisfação de países da região amazônica, a administradora do sistema de endereços da internet, a Icann (em inglês, Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números), afirmou que a companhia de Jeff Bezos tem direito de utilizar o seu nome. Leia a íntegra do documento.

Receba a newsletter do Poder360

Em combinado, a Amazon se comprometeu a não usar os nomes de domínio .amazon em contextos relacionados à Amazônia. Já os países amazônicos podem utilizar diversos nomes de domínios derivados, mas apenas “com fins não comerciais“.

O ministério das Relações Exteriores divulgou nota em que lamentou a decisão, que “deixa de considerar a necessidade de defender o patrimônio natural, cultural e simbólico dos países e povos da região amazônica”. Leia a íntegra.

As solicitações pelo domínio da .amazon, realizadas em  2012, foram questionadas  pela OTCA, Organização do Tratado de Cooperação Amazônica,  formada por países como Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela

Devido a sua inseparável relação semântica com a selva amazônica, esta área não deveria ser de nenhuma maneira o monopólio de uma empresa“, declarou o ministério brasileiro das Relações Exteriores em março.

autores