Por G1 Rio


Por volta das 12h, manifestantes ocupavam cerca de 7 quarteirões da Praia de Copacabana neste domingo (26) — Foto: Reprodução/GloboNews

Manifestantes se reúnemorla de Copacabana em apoio ao presidente Jair Bolsonaro

Manifestantes se reúnemorla de Copacabana em apoio ao presidente Jair Bolsonaro

Manifestantes se reuniram, na manhã deste domingo (26), na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, para um ato a favor do presidente Jair Bolsonaro, da reforma da Previdência e do pacote anticrime do ministro da Justiça e , Sérgio Moro. Os protestos foram realizados em várias cidades do país.

Vários carros de som se concentraram em dois pontos a partir das 9h: na altura do Posto 5 e em frente à Rua Xavier da Silveira. No início do ato, o Hino Nacional foi tocado e cantado. Houve queima de fogos.

A estimativa de número de participantes não foi divulgada pelos manifestantes nem pela Polícia Militar. O ato se espalhou por sete quarteirões, da Rua Sá Ferreira até perto da Rua Barão de Ipanema – cerca de 650 metros. Dois quarteirões em cada extremo ficaram cheios, com três quarteirões mais espaçados entre eles.

A maior parte dos manifestantes vestiu verde e amarelo, com bandeiras do Brasil nas mãos. Em faixas e no carro de som, os participantes pediram a aprovação da reformas e do pacote anticrime. A frase "Brasil acima de tudo", lema do presidente, foi gritada em coro.

Grupos minoritários que participaram da manifestação pediram o fechamento do Congresso Nacional e do Superior Tribunal Federal (STF), o que é ilegal, inconstitucional e contra a democracia.

Manifestação a favor do governo Bolsonaro em Copacabana, no Rio — Foto: Reuters/Lucas Landau

Concentração de manifestantes foi no Posto 5, em Copacabana, neste domingo (26), às 12h — Foto: Reprodução/GloboNews

Protestos no interior

Além da capital, foram realizados protestos em várias cidades do estado, como Niterói, na Região metropolitana; Resende, Volta Redonda e Três Rios, no Sul do Rio; Campos, no Norte; e Macaé, Saquarema e São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos.

NITERÓI, 12h10: Icaraí, em Niterói, também teve manifestação a favor de Bolsonaro neste domingo — Foto: Reprodução/Globo

No Rio, onde no sábado (25) foi ao casamento do filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ), o presidente Jair Bolsonaro falou sobre as manifestações.

"Hoje é um dia onde o povo está indo às ruas. Não pra defender um presidente, um político ou quem quer que seja. Está indo pra defender o futuro dessa nação. Uma manifestação espontânea. Com uma pauta definida, com respeito às leis e às instituições, mas com o propósito de dar recado àqueles que teimam com velhas práticas não deixar que esse povo se liberte", disse. 

Jair Bolsonaro: manifestação é 'recado aos que teimam com velhas práticas'

Jair Bolsonaro: manifestação é 'recado aos que teimam com velhas práticas'

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!