Nova série da saga Star Wars tem trailer divulgado em dia especial para fãs

"May the 4th be with you!" O dia 4 de maio, por conta do trocadilho em inglês com a frase dos Jedis, é especial para os fãs da saga Star Wars. Por isso, é comum que divulgações relacionadas a esse universo sejam feitas nessa data. Não deu outra. Neste sábado, o trailer de The Acolyte (YouTube), nova série da saga, foi apresentado na CCXP MX, no México. A história de The Acolyte se passa cerca de 100 anos antes dos eventos de Episódio I - A Ameaça Fantasma, durante os últimos dias da Alta República. A obra mostra uma jovem padawan e seu mestre jedi investigando uma série de crimes. A estreia é dia 4 de junho, no Disney+. (Omelete)

Adolescentes fazem amizade com chatbots criados para auxílio psicológico

Para ler com calma. Mais que desenvolvimento tecnológico, as ferramentas de Inteligência Artificial têm se tornado parceiras para adolescentes em situações ruins. Há, no mercado, chatbots criados para interagir sobretudo com jovens que passam por problemas psicológicos, sejam os de relacionamento ou os ligados à autoestima. Uma das interfaces que o canadense Aaron — nome fictício — usa para obter conselhos e mesmo desabafar sobre problemas de relacionamento é a Psychologist, um chatbot criado para “ajudar com as dificuldades da vida”. O mercado é amplo. Este, que é o principal produto da Character.AI, é acessado diariamente por 3,5 milhões de pessoas — com cerca de 95 milhões de interações já registradas. Ainda assim, fica um aviso: “talvez esteja ficando dependente disso”, alerta o adolescente, que conviveu com problemas de bullying na escola. Além disso, não está claro como é feito o treinamento da IA. (The Verge)

Jato XB-1 recebe autorização para bater a barreia do som em voos-teste

A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, na sigla em inglês) autorizou o jato supersônico XB-1, da Boom, a quebrar a barreira do som em testes. Ou seja, a aeronave pode, oficialmente, ultrapassar os 1224 km/h em voos, realizados em ambientes controlados, na Califórnia. O foco dos desenvolvedores é avaliar como o XB-1 se comporta em aspectos como consumo de combustível, velocidade e pormenores aeroespaciais, como estabilidade e conforto. O primeiro teste autorizado do jato se deu em março, quando alcançou uma altitude de 2.170 metros e velocidade de 440 km/h. Apesar da autorização, a quebra da barreira do som só deve ser alcançada no final do ano, após um máximo de 20 voos-teste. CEO da Boom Supersonic, Black Scholl se disse ansioso para continuar os testes e “informar o futuro das viagens supersônicas”. (Olhar Digital)

Beth Carvalho será homenageada com museu em Maricá, no Rio

A sambista Beth Carvalho vai ganhar um museu em sua homenagem. Familiares e amigos da cantora, que faria 78 anos neste domingo, anunciaram o projeto da “Casa Beth Carvalho”, a ser construído na casa onde ela passava as férias, em Maricá, no estado do Rio. As obras têm previsão de um ano de duração e devem custar cerca de R$ 10 milhões, bancados pela prefeitura maricaense, que também custeou a compra do imóvel, avaliado em R$ 1,4 milhão. Também é previsto o lançamento de um livro com fotos pessoais e textos sobre a “Madrinha do Samba”, morta em 2019, que lançou diversos talentos ao estrelato – daí o apelido. 

Plataformas mudam suas políticas de impulsionamento de conteúdo eleitoral

As novas regras do Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, sobre impulsionamento de conteúdo político e eleitoral em redes sociais entraram em vigor na quarta-feira, dia 1, e as plataformas começaram a se adequar. De um lado, Google e X deixaram de oferecer a opção desse tipo de anúncio. Já a Meta, dona de Facebook, Instagram e WhatsApp, não divulgou mudanças nesse sentido. E o Kwai lançou no fim de abril um repositório para se adequar aos novos critérios. O prazo para as empresas que oferecem esse tipo de serviço disponibilizarem repositório com os conteúdos político-eleitorais que tiverem sido impulsionados, seguindo uma série de requisitos estabelecidos pelo TSE, era de 60 dias e venceu no dia 1º. As plataformas devem informar, no repositório, em tempo real, o conteúdo, os valores, os responsáveis pelo pagamento e as características dos grupos populacionais que compõem a audiência da publicidade contratada. A Meta tem uma biblioteca de anúncios, mas alguns pontos da resolução não parecem estar sendo cumpridos à risca, como a disponibilização de "informações precisas" sobre os valores dos anúncios e a quantidade de pessoas atingidas. O Kwai também está oferencendo os dados de maneira incompleta. Procurados pela Folha, a Meta disse que não se manifestaria e o Kwai informou que seus processos estão em revisão. (Folha)

Rio Grande do Sul: chuvas já mataram 57; acompanhe as atualizações

O Rio Grande do Sul continua sob fortes chuvas neste fim de semana. Foram confirmados 57 mortes e 67 desaparecimentos pela Defesa Civil até o meio-dia. Dos 497 municípios gaúchos, 300 foram afetados pelos temporais. Cerca de 33 mil pessoas estão desalojadas e outras quase 10 mil, desabrigadas. Ainda conforme o boletim da Defesa Civil, algo em torno de 350 mil residências estão com dificuldades no fornecimento de energia e mais de 860 mil casas estão com o abastecimento de água comprometido. Na capital, Porto Alegre, o aeroporto Salgado Filho fechou as portas por tempo indeterminado desde as 20h30 de sexta-feira. A saída por terra também é impossível, já que a rodoviária, que fica na avenida Júlio de Castilhos, uma das mais importantes do município, está alagada. O Lago Guaíba, um dos principais postais da cidade, ultrapassou a cota de 5 metros, a maior cheia do espelho d’água desde 1941. Várias regiões da cidade foram inundadas, incluindo o Centro Histórico, e bairros como Humaitá registraram quedas de energia. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou 76 ocorrências em aberto, com 53 casos de bloqueio total de vias públicas. Apenas na capital são 2,5 mil desabrigados. A Prefeitura planeja abrir o ginásio Gigantinho, vizinho ao Guaíba, para receber as vítimas das enchentes. O prefeito Sebastião Melo (MDB) comparou a situação porto-alegrense a um cenário de guerra. É a maior inundação já registrada na cidade. Por questões de segurança, o Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DMAE) suspendeu as operações de tratamento, o que pode acarretar em desabastecimento de água potável em pelo menos 68 bairros da capital. (g1, Zero Hora e Correio do Povo)

Hamas e CIA se reúnem hoje no Egito para buscar trégua em Gaza

Membros do Hamas e da agência de inteligência americana, a CIA , devem se reunir hoje com autoridades egípcias que buscam mediar o acordo para uma trégua e a libertação de reféns israelenses na Faixa de Gaza. As informações são de uma fonte egípcia para a CNN. Na sexta-feira, dia 3, o Hamas anunciou que enviaria uma delegação ao Cairo. Horas antes, William Burns, diretor da CIA, havia chegado à capital do Egito. Não foi confirmado se cada delegação se reunirá separadamente com os mediadores ou em conjunto. O Hamas sinalizou que seus delegados estariam com um “espírito positivo” depois de estudar a proposta mais recente de um acordo de trégua. Fontes egípcias dizem que tanto o Hamas quanto Israel fizeram algumas concessões recentes, embora Israel continue alertando que uma operação em Rafah, cidade ao Sul de Gaza que abriga mais de 1 milhão de palestinos, é iminente. (CNN Brasil)

Edição de Sábado: Nossa Senhora de Copacabana

Hoje à noite Madonna sobe ao palco erguido nas areias de Copacabana, no Rio de Janeiro, para o encerramento da Celebration Tour. Esta é a única parada da turnê que comemora os 40 anos de carreira da rainha do pop na América do Sul. Mais do que o show em si e a excepcionalidade de ser um espetáculo gratuito — o que está fazendo com que um bando de forasteiros, eu incluído, invadam a orla carioca seduzidos pela promessa de que a praia vá virar uma gigantesca pista de dança para 1,5 milhão de pessoas —, o público vai ver se encontra ali a resposta para uma pergunta. Como uma estrela do pop, gênero efêmero por natureza, consegue galvanizar a atenção de tanta gente, de gerações tão diferentes, depois de quatro décadas de superexposição?

Instagram anuncia novidades nos stories, incluindo postagens secretas

O Instagram está adicionando novos recursos aos Stories para que os usuários tenham maneiras mais criativas de interagir uns com os outros. Entre as novidades está a função “Revelar”, que permite postar um story oculto para que os seguidores descubram, enviando uma DM para o autor, quando virem o sticker específico. O recurso “Molduras” transforma qualquer foto em uma Polaroid virtual apenas agitando o celular, enquanto “Recortes” faz com que parte de qualquer vídeo ou foto da galeria se transforme em um adesivo personalizado para os stories. Já a figurinha “Sua vez musical” (Add Yours Music) compartilha uma música que se adapta ao seu humor, enquanto incentiva que seus amigos façam o mesmo. As ferramentas chegam na semana em que a companhia anunciou que está introduzindo mudanças para destacar o conteúdo original de criadores menores. (TechCrunch)

Pacheco apresentou três preocupações a Lula na conversa do Alvorada

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou três preocupações a Lula no encontro que tiveram na quinta-feira. A primeira, conta Vera Rosa, foi a tentativa do governo de reoneração da folha de pagamento dos municípios; a segunda, o esforço da equipe econômica para aumentar a alíquota da contribuição previdenciária de 17 setores da economia e a terceira, a renegociação da dívida dos estados. Pacheco destacou que ministros e líderes do governo têm de ficar mais atentos ao “componente político” das questões e não apenas ao aspecto fiscal. Para ele, o Executivo deve apresentar soluções rápidas para esses três problemas, que causam impacto direto na relação entre governo, Congresso, prefeitos, governadores e empresários, podendo ter efeitos negativos para o Planalto nas eleições municipais. (Estadão)