Bolsonaro deve conversar com Moro nesta 3ª feira, diz porta-voz

Para ‘traçar linhas de ação’

Antes, não irá se pronunciar

Tratará sobre conversas vazadas

Demissão não foi discutida

Questionado sobre possível demissão de Moro, porta-voz disse que presidente 'jamais tocou' no assunto
Copyright José Cruz/Agência Brasil

O porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, disse nesta 2ª feira (10.jun.2019) que o presidente Jair Bolsonaro ainda não vai se pronunciar sobre as mensagens trocadas pelo ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) e o coordenador da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol.

Segundo Rêgo Barros, Bolsonaro já “fez contato com Moro”, mas prefere conversar pessoalmente com o ministro para “compartilhar o conhecimento dos fatos” e, posteriormente, falar sobre o assunto à imprensa.

Moro viajou para Manaus (AM) nesta 2ª (10.jun) e, conforme agenda divulgada pelo Ministério, retornaria às 17h de hoje para Brasília. De acordo com o porta-voz, conversa entre o presidente e o ministro deve ser realizada nesta 3ª (11.jun.2019).

“Ele fez contato com Moro e, a partir de amanhã, se coloca à disposição para compartir com o ministro os fatos sobre esse vazamento”, disse Rêgo Barros.

Receba a newsletter do Poder360

Conversas obtidas pelo portal The Intercept, de 1 período de 2 anos (2015-17), mostram Moro dando orientações sobre procedimentos da operação Lava Jato, da qual era juiz e Dallagnol é coordenador. Esse tipo de comunicação é considerada ilegal pela Constituição Brasileira.

Em nota, o ministro disse que não viu “nada de mais”  no conteúdo da conversa. Para Moro, conversas entre juízes, procuradores e advogados é algo normal.

Segundo o porta-voz, Bolsonaro não “adiantou” informações sobre o que será tratado em encontro com Moro, mas disse que a conversa será importante para que o presidente estabeleça estratégias para o governo avançar economicamente.

“A importância é o presidente conhecer do próprio ministro Sergio Moro a sua percepção e, a partir dessa conversa, traçar linhas de ação e estratégias para avançar no sentido que nós tenhamos o país no rumo certo, em particular, no tema economia e nos temas que estejam tangenciando. Esses temas precisam ser solucionados o mais logo possível”, disse.

Questionado sobre possibilidade de demissão ou renúncia de Moro, o porta-voz disse: “jamais foi tocado neste assunto”.

Sobre como o governo deve reagir em relação ao anúncio da oposição de que irá obstruir pautas no Congresso Nacional até que “medidas administrativas” sejam tomadas contra Moro, Rêgo Barros disse que o governo ainda “não tem nenhum planejamento” para a questão.

“Como o nosso presidente não teve a oportunidade de compartilhar o conhecimento dos fatos junto ao ministro Sergio Moro, o governo não tem nenhum planejamento de momento para o fato que você trouxe à nossa apreciação”, disse, ao responder uma jornalista.

Após a declaração do porta-voz, o secretário de Comunicação da Presidência da República, Fabio Wajngarten, informou ao Jornal Nacional que o presidente disse confiar “irrestritamente” em Moro.

Pacto do Três Poderes

O porta-voz ainda confirmou que o pacto dos Três Poderes não será assinado nesta semana. Nesse domingo (9.jun.2019), o ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) encontrou-se com Bolsonaro. Disse que o fez “algumas sugestões” e que o texto do pacto deve ser assinado “nesta semana ou na próxima”.

“Nós conversamos com o ministro Onyx Lorenzoni e ele me indicou, ainda hoje de manhã, que se faz necessário alguns ajustes no texto, mas naturalmente o texto, naquilo em função do que foi acertado pelos Três Poderes, há uma indicação de que na próxima semana isso possa vir a ocorrer”, disse.

Sobre a possibilidade de o pacto não vir a ser efetivado, Rêgo Barros disse que Bolsonaro e os ministros do governo mantêm a intenção de assinar o documento com o Legislativo e o Judiciário.

“O presidente e ministros do governo, em especial o ministro Onyx Lorenzoni, mantêm o intento de buscar 1 pacto para que as principais necessidades da população brasileira sejam colocadas em prioridades nas discussões e decisões dos Três Poderes Nacionais”, afirmou.

“Em relação ao prazo, nós temos uma previsão ainda a confirmar-se de que a efetivação desse pacto se dê na firma do documento”, completou.

Código Florestal

Rêgo Barros disse que o governo analisa se apresenta nova medida para alterar o Código Florestal. A Medida Provisória 867, da regularização fundiária, não foi apreciada no Senado após o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), fazer acordo com líderes partidários, e caducou.

“No que se refere ao Código Florestal, os assuntos que estavam contidos nas medidas provisórias que caducaram no Congresso já estão sendo analisados pela área técnica dos ministérios e juridicamente pela Casa Civil afim de que após essa análise seja tomada uma decisão sobre a reapresentação ou não”, disse o porta-voz.

Reforma da Previdência e Estados

Nesta 3ª feira (11.jun.2019) os chefes dos governos Estaduais desembarcam em Brasília para a 5ª Reunião do Fórum de Governadores, com o objetivo de reforçar pedido para que a reforma da Previdência do governo, quando aprovada, seja aplicada automaticamente a Estados e municípios.

Há pressão por parte de deputados e partidos para que cada Estado reforme seu regime de aposentadorias de servidores públicos para que os deputados federais não assumam sozinhos o ônus pela impopularidade da proposta. Caso sejam excluídos Estados e municípios, serão os deputados estaduais quem terão que aprovar suas próprias reformas.

Rêgo Barros, reproduzindo declarações do secretário especial da Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, disse que o empenho dos governadores é necessário “para defender junto aos congressistas a integralidade” do texto apresentado ao Congresso.

Segundo Marinho, “ou se tem 1 clima de entendimento e de compreensão por parte de todos de que a reforma não é de ministros nem de partidos, mas do país, ou não se chega a lugar nenhum”.

Para o secretário, não adianta resolver o problema da União e deixar Estados e municípios na situação em que estão. Ainda conforme Marinho, a reforma da Previdência será o alicerce de todas as futuras reformas, sobretudo a tributária.

“E, por consequência, o nosso presidente se coloca à disposição para compartilhar percepção dos governadores e reforçarem essa posição que é a de apoiar o projeto do governo e incluir Estados e municípios no documento final”, disse o porta-voz.

autores