Investigação da PF identifica dados capturados só de celular de Deltan

Trabalhos iniciais indicam que não houve captura ilegal de informações em aparelho de Moro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

As investigações em andamento da Polícia Federal identificaram até agora que o único telefone celular que teve dados capturados por hackers foi o do procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato em Curitiba.

Trabalhos iniciais da PF também confirmaram que não houve extração ilegal de informações do ministro Sergio Moro (Justiça), cujo celular também foi alvo de ataque. 

Há pelo menos quatro inquéritos abertos para apurar relatos de invasão digital, em Brasília, no Rio de Janeiro, em Curitiba e em São Paulo.

O procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol e o ministro da Justiça Sergio Moro
O procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol e o ministro da Justiça Sergio Moro - Montagem/Eduardo Anizelli/Folhapress e Agência Brasil

Mensagens divulgadas no domingo (9) pelo site The Intercept Brasil mostram que Moro e Deltan trocavam colaborações quando integravam a força-tarefa da Lava Jato. Os dois discutiam, segundo as mensagens, processos em andamento e comentavam pedidos feitos à Justiça pelo Ministério Público Federal.

Para advogados e professores, a maneira como inicialmente o atual ministro da Justiça e o procurador reagiram à divulgação das conversas, sem contestar o teor das afirmações e defendendo o comportamento adotado na época, aponta que o conteúdo é fidedigno e que ele pode servir de base para reverter decisões da Lava Jato, por exemplo, contra o ex-presidente Lula.

Por esse raciocínio, o fato de o material ter sido provavelmente obtido por meio de um crime faz com que ele não tenha como ser utilizado para acusar um suspeito, mas possa servir para absolver um acusado.  ​

Segundo a legislação, é papel do juiz se manter imparcial diante da acusação e da defesa. Juízes que estão de alguma forma comprometidos com uma das partes devem se considerar suspeitos e, portanto, impedidos de julgar a ação. Quando isso acontece, o caso é enviado para outro magistrado.

Hackers

Para a Polícia Federal, como mostrou a Folha, a ação dos hackers foi orquestrada, por um mesmo grupo, que mirou a Lava Jato

Além de Deltan, relataram ter sido alvo das tentativas dos hackers: três outros procuradores de Curitiba, três procuradores do Rio, dois de São Paulo, quatro de Brasília, o juiz Flávio de Oliveira, do Rio, a juíza Gabriela Hardt, de Curitiba, o desembargador Abel Gomes, relator da Lava Jato do Rio em segunda instância, e o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot.

Embora as investigações ocorram de forma individual, a PF identificou um padrão nos casos em andamento. De acordo com investigadores, os hackers tiveram acesso a um aplicativo específico de mensagens, o Telegram, e o fizeram depois da realização de telefonemas para o celular que seria alvo. 

Os primeiros relatos são do mês de abril. A suspeita é que os ataques tenham utilizado uma ferramenta que consegue obter dados do usuário e, a partir daí, puderam acessar o aplicativo ao mesmo tempo que o próprio dono, sem precisar ter acesso físico aos aparelhos e sem precisar instalar programas espiões.

Seria, na verdade, uma espécie de clonagem, que se aproveita de brechas de segurança.

A investigação agora vai tentar encontrar eventuais rastros deixados pelo autor ou pelos autores do ataque, buscando compreender se o método usado se beneficiou de vulnerabilidade de operadoras de telefonia, por exemplo. 

De acordo com policiais envolvidos na investigação, a realização de perícias nos telefones envolvidos pode ajudar a confirmar a linha do inquérito até o momento.

A expectativa é que peritos não encontrem nenhum programa instalado, nem aqueles espiões, que não aparecem, o que reforçaria a suspeita da clonagem. 

Pelo Twitter, na terça (10), o Telegram confirmou a possibilidade. Informou que não há evidências de que seu sistema tenha sido hackeado, mas mencionou outras possibilidades, corroborando a linha de investigação da Polícia Federal. 

Pelo que foi apurado até agora, esse tipo de instrumento que pode ter sido usado no episódio das pessoas ligadas à Operação Lava Jato seria de baixo custo, o que pode facilitar a comercialização e, portanto, mais ataques.

Casos similares têm sido um desafio para a PF, que, muitas vezes, não consegue chegar aos autores dos ataques.

Após a publicação das reportagens do Intercept, a equipe de procuradores da operação divulgou nota chamando a revelação de mensagens de "ataque criminoso à Lava Jato". Também em nota, Moro negou que haja no material revelado "qualquer anormalidade ou direcionamento" da sua atuação como juiz.

O pacote de diálogos que veio à tona inclui mensagens privadas e de grupos da força-tarefa no aplicativo Telegram de 2015 a 2018.

RESUMO DOS DIÁLOGOS EM 3 PONTOS

  1. Troca de colaborações entre o então juiz Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato
  2. Dúvidas de Deltan a respeito da solidez das provas que sustentaram a primeira denúncia apresentada contra o ex-presidente Lula
  3. Conversas em um grupo em que procuradores comentam a solicitação feita pela Folha para entrevistar Lula na cadeia
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.