Exclusivo para Assinantes
Política Lava-Jato

Investigadores estão pessimistas quanto à possibilidade de identificar hacker

PF já abriu pelo menos oito inquéritos para investigar ataque a celulares de autoridades vinculadas à Lava-Jato
Aplicativo de mensagens Telegram já promoveu desafios Foto: DADO RUVIC / Reuters
Aplicativo de mensagens Telegram já promoveu desafios Foto: DADO RUVIC / Reuters

BRASÍLIA — Investigadores estão pessimistas quanto à possibilidade de sucesso da busca pelo responsável pelos ataques a celulares de autoridades vinculadas direta ou indiretamente à Operação Lava-Jato . A Polícia Federal abriu pelo menos oito inquéritos para investigar o caso: três em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, um em Curitiba e pelo menos mais dois em Brasília, segundo disse ao GLOBO uma autoridade que acompanha os casos de perto.

PEDRO DORIA : Em busca do hacker que invadiu conversas de Moro

Boa parte da estrutura da polícia voltada para investigação de crimes cibernéticos está mobilizada no caso. Um desses investigadores, no entanto, admite que são reais as chances de a polícia não identificar o autor ou autores dos ataques.

LEIA : Ataque hacker foi mais amplo e atingiu 'coração' da Lava-Jato

A explicação é que, em geral, ataques ousados como estes que aconteceram contra investigadores da Lava-Jato são cometidos por hackers experientes. Da mesma forma que sabem quebrar esquemas de segurança e invadir celulares de autoridades, eles conhecem também os meios adequados para apagar rastros A esperança dos policiais é se depararem, ao longo das investigações, com algum deslize, algum ato fora do roteiro original.

— Sem isso, é muito difícil chegar a solução de um crime. Temos tido essas dificuldades crimes cibernéticos. Alguns crimes de pedofilia, por exemplo, são descobertos porque o autor, em algum momento, deixou uma pista — afirma um experiente investigador.