Expresso Ilustrada conta a história do primeiro palhaço negro a fazer sucesso no país

Filho de escravos, Benjamin Oliveira fez carreira no teatro, na música e no cinema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A história de Benjamin de Oliveira é uma daquelas improváveis. Filho de escravos, ele se tornou não só o primeiro palhaço negro a fazer sucesso no país, mas também um dos grandes nomes do circo e do teatro no fim do século 19 e começo do século 20.

Aos 12 anos, ele fugiu de sua cidade, no interior de Minas Gerais, para viajar com um circo nômade. Começou lavando os cavalos para depois aprender alguns truques. Depois, estabeleceu-se em São Paulo e no Rio de Janeiro.

A trajetória de reviravoltas de Benjamin é o assunto da semana do Expresso Ilustrada, o podcast de cultura da Folha​. O episódio narra como ele ganhou a simpatia do presidente Floriano Peixoto, foi defendido pelo escritor Jorge Amado e fez peça de Shakespeare. 

O palhaço ainda lançou quatro discos e atuou em mais de um filme. No fim da carreira, ficou cego, decadente e caiu no esquecimento.

O novo episódio é escrito por Maurício Meireles, repórter e colunista de literatura da Folha, e Lívia Sampaio, editora-adjunta de Cultura do jornal, com edição do Renan Sukevicius. Participa também Cristiano Grimaldi, colecionador e pesquisador, que encontrou uma gravação inédita de Benjamin. 

Os episódios do Expresso Ilustrada são publicados toda quinta-feira, às 16h. O podcast discute os principais assuntos da música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. O feed RSS é https://folhaexpressoilustrada.libsyn.com/rss.

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

Deezer

Google Podcasts

Castbox

Stitcher

RadioPublic​   

Logo Podcast Expresso Ilustrada
Logo Podcast Expresso Ilustrada
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.