Senado derruba por 47 a 28 decreto das armas; texto segue para a Câmara

Foram 47 votos a favor e 28 contra

Senadores esperavam uma votação apertada
Copyright Marcos Oliveira/Agência Senado

O Senado derrubou nesta 3ª feira (18.jun.2019) o decreto do presidente Jair Bolsonaro que facilitou a posse e o porte de armas entre a população. Foram 47 votos a 28.

A Casa aprovou 1 decreto legislativo que sustou as mudanças definidas pelo decreto presidencial. Agora, o projeto segue para análise da Câmara.

Receba a newsletter do Poder360

O decreto foi editado por Bolsonaro em 7 de maio. A expectativa dos senadores era de votação apertada.

Parte dos senadores se manifestou a favor da flexibilização da posse e do porte de armas, mas criticou a ampliação via decreto. O Planalto tem sido pressionado pelo Congresso a enviar projetos de lei que passem pelo crivo de deputados e senadores.

Saiba como cada senador votou:

O senador e filho do presidente, Flávio Bolsonaro, defendeu o uso do decreto para editar a norma. “Um delegado da Polícia Federal olha para você e diz se você pode ou não comprar uma arma. Ele pode ou não dizer se você tem efetiva necessidade ou não”, disse. “Por que o Presidente da República não pode, em um decreto, trazendo transparência e objetividade? Não pode? É óbvio que ele pode.”

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) rejeitou relatório a favor do decreto e deu aval para a continuidade da suspensão do decreto.

Pelas redes sociais, Bolsonaro havia pedido que seus eleitores pressionassem os senadores a irem contra a derrubada do decreto. Na postagem, Bolsonaro disse que com a revogação “os bons cidadãos” dificilmente teriam direito a comprar armas.

PARTIDOS

Na votação desta 3ª,aApenas o PSL e o PSC entregaram todos os votos de suas bancadas a favor do Planalto. O MDB, partido do líder do governo na Casa, Fernando Bezerra Coelho (PE), entregou 5 votos a favor do governo e 7 contra. O DEM, que tem lugar de destaque nos ministérios do governo, entregou apenas 33% dos votos para o Planalto.

Dois partidos do Centrão deram colaborações expressivas para o governo, apesar da derrota desta 3ª. O PP entregou 66,7% dos votos de sua bancada para o Planalto e o PSD 55,6%.

A oposição votou mais unida: PT, PSB e Rede deram todos os votos de suas bancadas a favor da derrubada do dispositivo. O PDT entregou 3 de seus 4 votos contra o Planalto.

autores