Governo quer votar Previdência até 6ª; saiba calendário previsto

Votação em 1º turno seria nesta 3ª

São necessários ao menos 308 votos

É possível que uma PEC seja votada em 2 turnos no mesmo dia, desde que seja votada uma 'quebra de interstício', ou seja, a redução do tempo de intervalo previsto
Copyright Sérgio Lima/Poder360 - 11.jul.2018

A líder do governo no Congresso Nacional, Joice Hasselmann (PSL-SP), disse que o governo espera concluir até 6ª feira (12.jul.2019) a votação da reforma da Previdência.

O calendário estabelecido pelo governo é o seguinte:

  • 3ª feira (9.jul) – votação em 1º turno;
  • 4ª feira (10.jul) – votação dos destaques feitos ao texto;
  • até 6ª feira (12.jul) – votação em 2º turno (este ponto ainda está sendo negociado pelo governo, segundo o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni).

Por ser uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), a reforma da Previdência precisa ser aprovada por ao menos 308 deputados em duas votações realizadas separadamente, ou seja, em 2 turnos.

Receba a newsletter do Poder360

É possível que uma PEC seja votada em 2 turnos no mesmo dia, desde que seja votada uma “quebra de interstício”, ou seja, a redução do tempo de intervalo previsto.

Mudanças no texto

A líder afirmou que ainda trabalha junto ao PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, para que os deputados não tentem fazer modificações no texto.

“Havia muita apreensão que o PSL apresentasse destaque em relação a isso [regras para policiais]. Conversamos com o líder, com o presidente do partido, para que não haja apresentação de 1 destaque, justamente porque se o partido do presidente apresentar, os outros se sentem descompromissados de não apresentar”, disse.

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que o entendimento do governo é o de que os policiais já estão contemplados com o direito à integralidade da aposentadoria até a aprovação da reforma da Previdência.

“Esse texto mantém a integralidade das justiças. Logo, eles têm uma grande conquista que é, para todos aqueles que estão na ativa, a integralidade está mantida”, disse.

autores