Exclusivo para Assinantes
Economia Previdência

Artigo: A quem atribuir a vitória pela aprovação da reforma da Previdência

Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, teve atuação impecável na tramitação da matéria
Deputados comemoram aprovação da reforma da Previdência na Câmara Foto: Daniel Marenco / Agência O Globo
Deputados comemoram aprovação da reforma da Previdência na Câmara Foto: Daniel Marenco / Agência O Globo

Nenhuma dúvida de que o grande vitorioso pela aprovação da reforma da Previdência em primeiro turno na Câmara é o deputado Rodrigo Maia . Não só pelo impressionante número de presentes na casa e de votos a favor , mas também pela articulação impecável ao longo de toda a tramitação da emenda.

Quer saber quanto tempo falta para você se aposentar pelas novas regras da reforma? Simule aqui na calculadora da Previdência

O presidente da Câmara superou todos os obstáculos interpostos, inclusive os criados pelas escaramuças com um dos filhos de Bolsonaro e pelo próprio presidente, que muitas vezes interferiu de maneira inadequada no processo, como se fosse um líder da oposição. Rodrigo Maia articulou a aprovação da proposta convencido de que estava trabalhando para “salvar o Estado brasileiro”.

Placar da reforma da Previdência : como votaram os deputados

Por isso, coube a ele o discurso da vitória. Um discurso que apostou na convivência dos políticos em meio a diferenças. Coube a ele os aplausos e a ovação do plenário, que só teve lotação desta qualidade na promulgação da Constituição de 1988 e nos impeachments de Fernando Collor e Dilma Rousseff.

Papel fundamental também teve o ministro da Fazenda, Paulo Guedes. Embora não tenha emplacado a ideia da  capitalização previdenciária, seu discurso missionário ajudou muito a consolidar no espírito dos parlamentares a importância fundamental da reforma. A difusão em todos os meios das dezenas de discursos muito bem articulados de Guedes também ajudou a esclarecer os brasileiros da urgência da reforma.

Confira os principais pontos da reforma da Previdência

Ao presidente Bolsonaro coube um papel secundário. Ele também foi convencido por Guedes da necessidade de patrocinar a emenda. Mas nunca se mostrou absolutamente convicto. Em diversos momentos tentou tirar mais uma e mais outra categoria da abrangência e do rigor da reforma. Fez isso com os militares, depois com PMs e bombeiros, e agora com policiais federais, rodoviários. Mas, enfim, foi em seu governo que a reforma andou. E a Bolsonaro, portanto, não se pode negar este mérito.