Por Rosanne D'Agostino e Mariana Oliveira, G1 e TV Globo — Brasília


Hackers presos invadiram celulares de Bolsonaro

Hackers presos invadiram celulares de Bolsonaro

A Procuradoria-Geral da República (PGR) informou nesta quinta-feira (25) que, além da procuradora-geral Raquel Dodge, outros 24 integrantes do Ministério Público Federal (MPF) também foram alvo de ataques hackers em celulares.

A informação de que a chefe do Ministério Público era uma das vítimas das invasões de celulares havia sido confirmada mais cedo, nesta quinta.

Segundo a Procuradoria, apuração interna concluiu que os ataques ocorreram por meio do aplicativo de mensagens Telegram.

No comunicado, a PGR explica que os ataques ao celular de Raquel Dodge foram identificados internamente pela Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação após a instauração, em maio, de um procedimento administrativo.

O procedimento foi aberto com o objetivo de apurar suspeitas de invasões nas contas do Telegram de integrantes da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba e no Rio de Janeiro.

Ao analisar o caso específico da procuradora-geral, técnicos da PGR constataram que, diferentemente de outros celulares que tiveram o aplicativo de mensagens invadido, o de Raquel Dodge estava com a caixa postal desativada.

Diante da confirmação de que a chefe do Ministério Público e outros integrantes do MPF eram alvo dos hackers, ressaltou a nota da PGR, houve a troca de linhas telefônica e ações de comunicação interna para que usuários habilitassem a dupla verificação das contas do Telegram e passassem a utilizar um comunicador interno da instituição.

Ainda segundo a Procuradoria, os resultados da apuração foram compartilhados com a Polícia Federal (PF).

A PGR afirmou que já solicitou à Polícia Federal (PF) a abertura de inquérito para identificar os responsáveis pelos ataques hackers.

Além de Raquel Dodge, a Polícia Federal anunciou nesta quinta-feira que os celulares dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, também foram invadidos pelos supostos hackers presos nesta semana em São Paulo.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!