Política

Feira do Livro em SC cancela participação de Miriam Leitão por 'questões de segurança'

Organização do evento recebeu petiçao, telefonemas e até mensagens com ameaças à jornalista
Miriam Leitão recebe homenagem no Congresso Abraji Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo
Miriam Leitão recebe homenagem no Congresso Abraji Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

SÃO PAULO — A organização da 13ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul , em Santa Catarina, anunciou nesta terça-feira ter cancelado a participação da jornalista Miriam Leitão no evento. Miriam faria uma palestra na feira no próximo dia 15 de agosto.  A decisão foi tomada um dia depois de a organização ter anunciado a presença dela no evento.

Uma petição com mais de 3 mil assinaturas foi encaminhada à organização pedindo o cancelamento da participação de Miriam e também do sociólogo Sérgio Abranches .  Num dos trechos, ao se referir à jornalista, o documento diz: "Por seu viés ideológico e posicionamento, a população jaraguaense repudia sua presença, requerendo, assim, que a mesma não se faça presente em evento tão importante em nossa cidade".

Miriam Leitão conta que havia sido convidada para falar sobre a formação de escritores e sobre seus livros.

— Nós fomos convidados, Sergio e eu, para falar da nossa formação como escritores, dos nossos livros e dos livros que nos marcaram. A mesa “Biblioteca afetiva” nos entusiasmou: iríamos falar do que amamos tanto. Infelizmente, a intolerância foi mais forte, desta vez. Mas o livro sempre vencerá — afirmou.

O coordenador geral da feira, João Chiodini, disse que a decisão de desconvidar a jornalista e o sociológo foi tomada "com vergonha", mas "para garantir a segurança dos convidados".

— Logo depois que anunciamos (os nomes), recebi ligações, mensagens e comentários nas redes dizendo que os dois seriam recebidos com ovadas. É a primeira vez que isso acontece em 12 anos de evento — disse Chiodini,  para quem "é muito triste o que está acontecendo".

Ele também destacou que a feira é gratuita, aberta à população e que não esperava nenhum tipo de manifestação. Uma das mensagens recebidas pela organização faz referência ao protesto que ocorreu neste final de semana na Feira Literária de Paraty (Flip), contra o jornalista Glenn Greenwald.

"Ela vai chegar e sair correndo", diz uma mensagem que chegou ao telefone de Chiodini. Também foram divulgados vídeos criticando a prefeitura de Jaraguá do Sul pelo convite à jornalista.

As últimas edições tiveram presenças diversas, do cantor Lobão à filósofa Márcia Tiburi, além do cartunista Ziraldo, do historiador Laurentino Gomes e do escritor Luiz Fernando Verísismo. Para a edição deste ano está confirmada a presença da escritora Martha Medeiros e do escritor Paulo Lins.

* Estagiário, sob supervisão de Flávio Freire