Bolsonaro fala em indicar Ernesto Araújo para embaixada e Eduardo para Itamaraty

Rebateu críticas por indicar o filho

Criticou últimos embaixadores

‘O que fizeram de bom? Nada’

Declarações de Bolsonaro foram dadas em entrevista coletiva em Santa Fé, na Argentina, onde o presidente participou de Cúpula do Mercosul, nesta 4ª (17.jul)
Copyright Alan Santos/PR - 17.jul.2019

O presidente Jair Bolsonaro disse, em tom crítico, que, em razão da polêmica em torno da possível indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos, poderia nomear o ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores) como embaixador e indicar seu filho para o Itamaraty.

As declarações foram dadas em entrevista coletiva concedida nesta 4ª feira (17.jul.2019) em Santa Fé, na Argentina, onde Bolsonaro participou da Cúpula do Mercosul.

“Posso chegar para o Ernesto agora e [dizer] ‘Ernesto, dá licença, o meu filho vai ser ministro das Relações Exteriores e você vai para Washington’. Será que ele aceitaria? O meu filho continuaria sendo deputado, teria ascendência sobre mais de uma centena de embaixadores fora do Brasil. Então o que acontece? É uma realidade que tem pela frente”, disse.

Receba a newsletter do Poder360

Ainda na entrevista, o presidente afirmou que os últimos embaixadores brasileiros nos EUA não fizeram “nada” de bom para o país: “Se vocês pegarem de 2003 para cá, os embaixadores que nós tivemos no Brasil, do Brasil nos Estados Unidos, fizeram o que de bom para nós? Nada”.

Bolsonaro também voltou a defender o nome do filho, dizendo que o deputado é qualificado para o cargo, tendo, inclusive, “rodado o mundo todo”. Segundo o presidente, o governo brasileiro fará consultas preliminares ao norte-americano. Mas Bolsonaro diz ter certeza de que o presidente dos EUA, Donald Trump, dará “o sinal positivo” para a indicação.

Nessa 3ª feira, aliás, o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, disse que o Itamaraty já tem pronta uma minuta para enviar aos EUA apresentando o nome de Eduardo Bolsonaro para o cargo de embaixador.

Ernesto Araújo: ‘Excelente nome’

Também na Argentina, o chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, elogiou Eduardo Bolsonaro e disse que ele pode ajudar a alavancar projetos entre o Brasil e Estados Unidos.

“É uma pessoa com grande capacidade de articulação política, ajudaria muito os projetos que temos com Estados Unidos. A perspectiva agora dependeria, sobretudo, claro, da aprovação pelo Senado, mas me parece que seria 1 excelente nome”, afirmou.

autores