Por Braulio Lorentz, G1


Cena de 'Violet Evergarden' — Foto: Divulgação

Um incêndio criminoso no estúdio Kyoto Animation, também chamado de KyoAni, no oeste do Japão, deixou 33 mortos nesta quinta-feira (18).

Além de ter prestado serviços para filmes como "Akira" e "Pokémon", ele é conhecido por tentar contratar mais mulheres para sua equipe, do que seus concorrentes.

Segundo fãs e sites especializados em cultura pop japonesa, essa política da empresa foi importante para que o KyoAni se envolvesse com roteiros com mais personagens femininas.

A especialidade do estúdio é adaptar light novels. O estilo, é claro, faz valer seu nome: são romances mais leves, com forte tom dramático.

O gênero literário, muito consumido em sites e em livros, passou a ganhar adaptações para a TV.

Trabalhos para outros estúdios

Desde sua criação em 1981, pelo casal Hideaki e Yoko Hatta, o estúdio se dedicou a ideias próprias, mas também trabalhou em projetos para outras empresas. A lista de serviços prestados para outros estúdios tem produções como:

'Akira' (1988)

'Memórias de Ontem' (1991)

'Porco Rosso: O Último Herói Romântico' (1992)

'Cowboy Bepop' (1998)

'Pokémon: O Filme, Mewtwo Contra-Ataca' (1998)

'Fushigi Yugi' (1995-2002)

'Kiddy Grade' (2002-2007)

'Inuyasha' (2000-2004)

E as animações próprias?

A partir de 2003, com "Munto", o estúdio passou a investir cada vez mais em produções próprias, tendo o diretor executivo e cofundador Hideaki Hatta como principal produtor executivo.

"Munto" é sobre uma jovem garota chamada Yumeni que é convocada por um rei mágico para salvar o mundo (e ilhas invisíveis que flutuam em cima dele). O problema a ser resolvido é que a principal fonte de energia de todos os mundos está se acabando.

"A Voz do Silêncio", filme de 2016, conta a história de uma garota surda que sofre bullying durante o colégio. Anos depois, a trama segue a história do homem que a atormentou.

Em 2018, outra produção do KyoAni ganhou destaque ao ser licenciada para a Netflix. A série "Violet Evergarden" também tem uma protagonista feminina.

A jovem chamada de "Arma" atua no exército de seu país, mas um incidente a faz passar a trabalhar em uma espécie de serviço de mensagens. Ela tem contato com várias cartas emocionantes em seu trabalho e isso muda a vida dela.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!