Cultura

Enredo da Mangueira em 2020 vai imaginar o retorno de Cristo num mundo marcado pela intolerância

Carnavalesco bicampeão, Leandro Vieira critica visão de que folia seria espetáculo profano: 'Isso é preconceito, talvez porque é ligado à comunidade preta e pobre'
Leandro Vieira, carnavelsco da Mangueira Foto: Ana Branco / Agência O Globo
Leandro Vieira, carnavelsco da Mangueira Foto: Ana Branco / Agência O Globo

RIO - Deus está aqui, diz a frase pichada no muro de um barraco erguido numa viela do Morro da Mangueira. E se depender de Leandro Vieira, carnavalesco da verde e rosa desde 2016, o filho do Homem também vai baixar na favela. No carnaval de 2020, ele levará Jesus Cristo à Sapucaí no enredo “A verdade vos fará livre”. A ideia não é representar Jesus bíblico e seu martírio, mas lançar um questionamento sobre o que aconteceria se Cristo voltasse à Terra em um ambiente de intolerância generalizada.

— Ele condenaria a hipocrisia dos líderes religiosos e combateria o discurso de ódio — acredita Leandro. — Vamos falar sobre a figura política de Cristo e o que ela pregava: o amor irrestrito, que nos torna livres da intolerância e do preconceito. Essa é a verdade que liberta. Porque não é amor o que faz alguém quebrar um terreiro de candomblé, como fizeram na semana passada ( em Duque de Caxias ), né?

Se Jesus nasceu pobre, num ambiente humilde, dentro da liberdade artística de Leandro esse ambiente é o morro da Mangueira. A partir desse personagem o carnavalesco abordará assuntos como respeito às diferenças e questões de raça e gênero.

“Quando Cristo esteve aqui, ficou do lado dos oprimidos e não fez distinção de pessoas. Será que Jesus não está no morador da favela? No menor abandonado? No gay? Na mãe de santo?”

Leandro Vieira
Carnavalesco da Mangueira

Polêmica religiosa

Leandro tem consciência de que não vai ser nada fácil. Os embates com a comunidade religiosa podem surgir, afinal a relação entre Igreja e Sapucaí nunca foi das mais tranquilas (veja o box). A polêmica mais famosa aconteceu em 1989, quando a Beija-Flor foi proibida por uma liminar obtida pela Arquidiocese de apresentar na Sapucaí uma réplica do Cristo caracterizado de mendigo (no enredo “Ratos e urubus... Larguem minha fantasia”, de Joãosinho Trinta).

— Tem gente que acha o carnaval um espetáculo profano, o que é um preconceito estrutural. Talvez seja porque o desfile é, em sua origem, ligado à comunidade negra e pobre do Rio — observa. — Nunca tratei meu carnaval como festa ou entretenimento. Num país onde a educação não é para todos, ele pode fazer refletir. É uma manifestação artística que não difere em nada do que Mel Gibson levou para o cinema ( em 2004, o ator dirigiu o filme “A paixão de Cristo” ).

Homem de fé que não segue doutrina religiosa (“minha família tem tradição evangélica e católica, e a vida me aproximou de pessoas de religiões de matriz africana”), Leandro também cita como exemplo as novelas bíblicas e a representação de Cristo em pinturas e esculturas (“por que só o carnaval, arte brasileira por excelência, não pode?”).

— Vivemos num ambiente democrático, e o que a Constituição diz é que não se pode vilipendiar imagens. Não tenho a menor intenção de fazer isso — diz ele, que tem trocado ideias com o pastor progressista Henrique Vieira. — O enredo é uma homenagem, o que já é tradição da escola.

Nascido no Jardim América e criado na Ilha do Governador, Leandro é formado em Belas Artes pela UFRJ e, aos 35 anos, se tornou o artista mais importante do carnaval atual. Por meio da cultura popular, dialoga com o mundo contemporâneo, lançando um olhar crítico sobre o Brasil. No último carnaval, propôs um acerto de contas com a história oficial nacional no enredo “História pra ninar gente grande”, que acabou tomando as salas de aula. Agora, no espetáculo “Matrizes”, que conta com sua direção artística e está em cartaz no barracão da escola, propõe um passeio por manifestações brasileiras como jongo e choro.

Leandro Vieira, carnavalesco da Mangueira Foto: Ana Branco / Agência O Globo
Leandro Vieira, carnavalesco da Mangueira Foto: Ana Branco / Agência O Globo

Inspiração em 2003

Revisitar antigos temas da verde e rosa é outra característica do carnaval de Leandro — como faz agora, bebendo na inspiração de 2003, quando a escola cantou os dez mandamentos.

— A mesma Mangueira que falou da história de Moisés para semear e cultivar o amor volta agora para falar do amor de Cristo — observa. — No enredo de 2019, que tinha a ver com o de 1988 (“100 anos de liberdade, realidade ou ilusão?”), refletimos sobre a questão da representatividade. Durante muito tempo, os desfiles ficaram presos a um aspecto ufanista do país. Acho importante apresentar propostas que se coloquem como farol para outro olhar, que descolonize o pensamento.

Representatividade continua sendo assunto para o carnavalesco, que observa um crescimento da comunidade evangélica entre os moradores da Mangueira (“vão se sentir abraçados pelo enredo”). Mas quando olha para ela, enxerga o que define como “quilombo do afeto, onde cabem todos os santos, orixás, Luisa Mahin, Tereza de Benguela e Jesus Cristo”.

O processo de materialização da ideia ainda é embrionário, mas Leandro já tem uma imagem na cabeça.

“Vejo um fim de desfile com Cristo sendo louvado, baianas e passistas com temáticas como o Sagrado Coração e o Sudário. Porque o carnaval é quando o pobre do Morro da Mangueira tira a sua cruz das costas.”

Leandro Vieira
Carnavalesco da Mangueira

Diz no pé, Cúria Metropolitana!

por Bernardo Araujo

Oh, Virgem Santa/ Olhai por nós... Em 1975, a Unidos de São Carlos já levava santos e cruzes para a avenida ao cantar o Círio de Nazaré — na ocasião, não houve queixa da Arquidiocese. Em quase 100 anos de desfiles, a cultura cristã sempre apareceu na festa pagã, concorrendo até com as religiões de matriz africana, por definição mais íntimas da folia.

A treta mais famosa é a do Cristo mendigo de Joãosinho Trinta, em 1989, em “Ratos e urubus...”: a “proibição” criou uma imagem ainda mais forte, que, de tão repetida desfile afora, já virou praticamente quesito. No carnaval 2019, o Estácio de Sá voltou ao Grupo Especial com a lenda do Cristo Negro de Portobelo, no Panamá. Será que o Cristo de Leandro Vieira poderá sambar em paz?