Política Bolsonaro

'Já botei parentes no passado, sim. Qual é o problema?', diz Bolsonaro

Presidente diz que empregou familiares 'antes da decisão de que nepotismo seria crime'. O GLOBO publicou que, em 28 anos, clã Bolsonaro nomeou 102 pessoas com laços familiares
O presidente Jair Bolsonaro participa, com colete à prova de balas, do culto na Igreja Apostólica Fonte da Vida Foto: Jorge William / Agência O Globo
O presidente Jair Bolsonaro participa, com colete à prova de balas, do culto na Igreja Apostólica Fonte da Vida Foto: Jorge William / Agência O Globo

BRASÍLIA - O presidente da República, Jair Bolsonaro , rebateu neste domingo reportagem do GLOBO que mostrou que ele e seus filhos políticos empregaram 102 pessoas com laços familiares . Ele defendeu a nomeação de parentes e destacou sua intenção de indicar Eduardo Bolsonaro para o cargo de embaixador brasileiro em Washington.

– Que mania que todo parente de político não presta? Eu tenho um filho que está para ir para os Estados Unidos e foi elogiado pelo Trump. Vocês massacraram meu filho, a imprensa massacrou, (chamou de) fritador de hambúrguer – disse Bolsonaro.

LEIA MAIS: Em 28 anos, clã Bolsonaro nomeou 102 pessoas com laços familiares

INFOGRÁFICO: Confira quem são e como se relacionam as famílias empregadas nos gabinetes do clã Bolsonaro

O presidente inicialmente rebateu a reportagem dizendo nem ter 102 parentes, mas quando os repórteres o alertaram de que a reportagem trata de familiares de funcionários também, o presidente disse ter nomeado parentes seus apenas antes do Supremo Tribunal Federal (STF) proibir tais nomeações. A reportagem mostrou que Bolsonaro já empregou em seu gabinete na Câmara seus ex-sogros.

– Já botei parentes no passado, sim, antes da decisão de que nepotismo seria crime. Qual é o problema? – disse.

Bolsonaro lembrou o fato de que sua atual esposa, Michelle, já era funcionária da Câmara em outro gabinete quando começou o relacionamento. Disse que questionou a Casa se deveria "renunciar" ou se ela deveria se demitir. Por fim, após um tempo lotada no gabinete do próprio Bolsonaro, ela deixou a função.

Após deixar o Palácio do Alvorada, Bolsonaro foi à Igreja Fonte da Vida, em Brasília, onde participa de um culto. A cerimônia religiosa é realizada pelo apóstolo César Augusto, que visitou Bolsonaro após o atentado a faca que sofreu durante a campanha eleitoral de 2018. O presidente foi chamado de "mito" pelos fiéis e se emocionou ao abraçar César Augusto.

Durante o discurso na igreja, Bolsonaro citou a reportagem do GLOBO.

– A imprensa diz muito que eu ainda estou no palanque. Eu devolvo: a imprensa ainda está na oposição. – afirmou. – Por muitas vezes não leio jornal nenhum para não começar o dia envenenado.

A reportagem do GLOBO, na verdade, mostra que o presidente e seus filhos empregaram, em seus gabinetes, mais de uma centena de funcionários com parentesco ou relação familiar entre si – e não com a família Bolsonaro –, e que vários deles têm indícios de que não trabalharam de fato nos cargos para os quais foram nomeados.

'Tem ministro com parente empregado'

Sem dar detalhes, o presidente afirmou que ministro pode ter parentes empregados em funções públicas.  O GLOBO informa que o atual ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Antonio Francisco de Oliveira, também teve familiares empregados nos gabinetes dos Bolsonaro. Foram três — pai, mãe e tia — em períodos distintos entre 2001 e 2015.

- Se você for procurar, com certeza tem ministro que tem parente empregado por aí - disse Bolsonaro.

O presidente reclamou de a matéria do GLOBO ter levado em conta nomeações desde quando ele entrou para a vida pública. Disse ainda que, no caso de uma de suas ex-mulheres, Ana Cristina, os parentes teriam sido empregados antes de seu casamento.

- Vocês foram procurar funcionária que eu empreguei em 89. Faz as contas aí. 30 anos. E outra coisa: quando eu botei os parentes da Ana Cristina, eu não era casado com ela. Casei uns 10, 9 anos depois. E aí? Vou devolver o salário de todo mundo? - questionou.

O levantamento mostra, no entanto, que os parentes de Ana Cristina estiveram lotados em gabinetes do clã Bolsonaro enquanto e ela e o presidente estavam juntos e também depois. A própria Ana Cristina foi chefe de gabinete de Carlos Bolsonaro enquanto ela e Jair eram um casal.

Bolsonaro afirmou ser natural substituir funcionários por parentes destes:

- É natural quando alguém vai embora do meu gabinete... Quando morre, no velório já tem dez pedidos de emprego de quem está do meu lado. E é natural você colocar quem está do seu lado.