‘Certas coisas não peço, mando’, diz Bolsonaro sobre saída de diretor do Inpe

Marcos Pontes vai escolher substituto

‘Não há nome definido’, diz presidente

Guedes tem ‘carta branca’ para mexer no Coaf

Segundo Bolsonaro, não havia 'clima' para manter o diretor do Inpe 'mesmo que ele viesse a provar que os dados dele estavam certos'
Copyright Sérgio Lima/Poder360 - 24.jun.2019

O presidente Jair Bolsonaro comentou neste domingo (4.ago.2019) a demissão do diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Ricardo Magnus Osório Galvão. “Certas coisas eu não peço, eu mando”, disse.

A declaração foi feita na saída do Palácio da Alvorada, em Brasília, nesta manhã. O presidente deixou o local para participar de cerimônia de celebração dos 25 anos da Igreja Apostólica Fonte da Vida, onde foi recebido com gritos de “mito”.

Receba a newsletter do Poder360

Galvão havia dito na 6ª feira (2.ago) que seria afastado após suas falas sobre Bolsonaro causarem “constrangimento”. O presidente acusou o Inpe de mentir em dados sobre desmatamento e estar a serviço “de alguma ONG”. Galvão rebateu.

Na avaliação do presidente, não havia mais “clima” para o diretor continuar no cargo. “Após as declarações dele a meu respeito, pessoais, não tinha clima para continuar. Mesmo que ele viesse a provar que os dados dele estavam certos.”

Bolsonaro disse ainda que não há 1 novo nome definido para direção do instituto. Segundo ele, essa será uma decisão do ministro Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia).

Coaf: “Decisão de Guedes”

Bolsonaro não confirmou a possibilidade de o atual presidente do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), Roberto Leonel, ser substituído. Disse apenas que “deu carta branca” para todos os ministros fazerem indicações, e que essa será uma decisão do ministro Paulo Guedes (Economia).

“Ou alguém está desconfiando do Paulo Guedes agora? Não, né?” E completou: “Se qualquer 1 quiser mudar alguma coisa, que mude. Eu quero é que seu ministério dê certo”. 

Reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo no sábado (3.ago) disse que Guedes estava sendo pressionado para substituir Leonel, antigo aliado do ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública). Segundo o texto, o presidente não aprovou a crítica do Coaf à decisão do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, de suspender investigações criminais que usem informações de órgãos de controle sem autorização judicial.

autores