• Soomi Lee, David M. Almeida, Orfeu M. Buxton, Ross Andel*
Atualizado em
relógio, alarme, sono, cama, dormir (Foto: Pexels)

(Foto: Pexels)

Você tem apresentado dificuldades para se concentrar? Passa o dia sonhando acordado ou tomando decisões erradas? O motivo pode estar no seu sono. Ou na falta dele. Somos um grupo que estuda diferentes aspectos da saúde e envelhecimento. Um estudo recente que conduzimos mostrou que priorizar o sono pode melhorar a capacidade cognitiva no trabalho.

Usando dados de um diário de oito dias de 180 trabalhadores de uma empresa de tecnologia da informação nos Estados Unidos, descobrimos que o sono da noite anterior indicava como seria o dia seguinte e as “interferência cognitivas” durante o expediente, ou seja, pensamentos e atividades que nada tinham a ver com o trabalho.

Para medir isso, utilizamos uma frequência de cinco pontos, em que zero significava nunca e 4 significava muito frequente, e fizemos uma média das resposta de nove itens que mediam a ocorrência dessas interferências. Por exemplo, uma das perguntas era “com que frequência você teve pensamentos que pareciam não sair da sua cabeça hoje?”

Nos dias seguintes de noites maldormidas ou menos horas dormidas que o habitual, os trabalhadores relataram maior interferência cognitiva. Entre os participantes, dormir só 16 minutos a menos que o habitual foi associado a um ponto a mais na escala de interferência cognitiva no dia seguinte. Eles também relataram que depois de ter mais interferência cognitiva em determinado dia, iam dormir mais cedo e acordavam mais cedo por causa da fadiga.

A conexão entre a noite de sono e a interferência cognitiva no dia seguinte foi mais aparente nos dias úteis do que nos dias de folga. Os resultados sugerem que enfatizar a importância de melhorar a saúde do sono vai levar a um melhor desempenho no trabalho.

Escritório (Foto: Pixabay)

Desempenho no trabalho depende de um bom sono (Foto: Pixabay)

Menos sono, mais estresse
Outros estudos conduzidos por nosso grupo identificaram que noites maldormidas também podem aumentar o estresse no dia seguinte. Após uma noite em claro ou mais curta que o habitual, os participantes reportaram mais conflitos no trabalho e na família. Também disseram ter menos tempo para praticar exercícios ou mesmo se dedicar aos filhos.

Horas extras, telefonemas e e-mails de trabalho fora do expediente e reuniões muito cedo, entre 7h e 8h da manhã, estão entre os fatores que podem prejudicar o sono dos trabalhadores. As reclamações relacionadas ao sono são comuns entre os adultos, especialmente aqueles que são funcionários e não empregadores. Cerca de 40% dos trabalhadores nos EUA afirmam sofrer com sintomas de insônia.

Leia também:
+ 5 dicas para ter uma excelente noite de sono
+ Por que você se sente cansado mesmo após horas de sono?

Dicas para dormir melhor
Para priorizar o sono, as pessoas e as organizações precisam agir. As empresas poderiam criar e apoiar uma cultura que minimiza atitudes que podem atrapalhar o sono, como os telefonemas após o expediente. E os trabalhadores poderiam estabelecer rotinas que foquem na qualidade do sono e adotá-las todos os dias. Entre elas, evitar responder e-mails após determinado horário e tentar dormir pelo menos sete horas por noite.

Um dos desafios é a sensação de ter muito para fazer e pouco tempo para dormir ou se exercitar. Entretanto, é necessário cortar o círculo vicioso entre sono ruim e desempenho ruim. Quando o sono é prejudicado diariamente, o custo disso para a saúde será alto mais para frente, e para a produtividade pode ser ainda mais cedo.

*Soomi Lee, da Universidade do Sul da Flórida
David M. Almeida, da Universidade do Estado da Pensilvânia
Orfeu M. Buxton, da Universidade do Estado da Pensilvânia
Ross Andel, da Universidade do Sul da Flórida

Texto originalmente publicado no site The Conversation

Leia edições e matérias exclusivas da GALILEU no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!