Publicidade

Coluna no GLOBO

Estilo prejudicial à economia

O estilo de o presidente Jair Bolsonaro governar afeta a economia negativamente. Ele é um governante sem foco na agenda positiva e obsessivo em criar conflitos. Isso aumenta a desconfiança do investidor da economia real, que já está retraído por causa do longo período de crise. E é desse investimento que o país precisa para sair do marasmo em que está. Para piorar, o governo americano de Donald Trump voltou a ativar o confronto comercial com a China, derrubando bolsas no mundo. Em apenas três dias, o dólar saltou de R$ 3,76 para R$ 3,94, e a bolsa brasileira voltou a operar abaixo dos 100 mil pontos.

Os fatores que levaram à inversão da alta da bolsa e à subida do dólar são externos, mas essa mudança recente de cenário mostra que o Brasil tem que criar as condições locais para sair da crise. É balela a ideia de que a economia possa ser um oásis num governo errático e conflituoso. O presidente não tem a retomada econômica como prioridade. Isso evidentemente aumenta a desconfiança dos investidores e mantém o nível de atividade acanhado.

O investidor que procura risco não se importa com volatilidades e incertezas. Até gosta. Ele faz suas apostas, a bolsa sobe e cai, e ele ganha nos dois movimentos, se for ágil. Recentemente a bolsa subiu, mas a economia continuou morna. E isso se vê nos pequenos dados. Uma pesquisa que vai ser divulgada hoje pela Boa Vista SCPC projeta um crescimento de no máximo 1,5% na venda do comércio no Dia dos Pais no próximo domingo. Menos do que os 2,8% de 2018. Este ano até agora foi uma decepção. As projeções de crescimento foram sendo reduzidas semana após semana. Os indicadores setoriais têm, de vez em quando, um número positivo no costumeiro mar de dados negativos. Mas os números e as impressões neste começo do segundo semestre não estão bons.

O investidor que ajudará na retomada é o que faz planos de longo prazo. Esse precisa de boas oportunidades, regras estáveis, ambiente positivo para construir os cenários benignos nos quais ele deslanchará seus investimentos. Por estilo e estratégia, o presidente Bolsonaro cria vários conflitos simultâneos, atira a esmo, estressa o tecido social do país e aflige as instituições. E ele acha que o investidor, nacional e estrangeiro, não vai se importar com isso porque não é economia? É um erro grosseiro de avaliação. Tudo tem repercussão na economia. A visão fracionada da conjuntura só faz sentido nas análises econômicas alienadas. A realidade está interligada.

A defesa que o presidente faz dos crimes cometidos pelo governo ditatorial é sobretudo uma estupidez. Primeiro, porque todo esse debate está caduco, é do século passado. O país já fez sua escolha há mais de três décadas, quando o último general saiu pela porta dos fundos do Planalto. Segundo, porque a democracia dá mais segurança ao investidor de que não haverá decisões arbitrárias e de que se houver contenciosos ele poderá defender seus direitos.

Neste momento alguns bons sinais apareceram. A reforma da Previdência foi aprovada em primeiro turno, o Credit Default Swap (CDS), que indica o custo cobrado para se contratar seguro em relação ao risco-país, caiu a um nível baixo, o desemprego teve uma queda, pequena e sazonal, mas houve criação de emprego. Hoje o Copom vai divulgar a sua ata e nela deve indicar que novos cortes de juros virão. A redução dos juros não terá efeito prático se não chegar na ponta, se os bancos não se sentirem seguros para emprestar, e se o presidente da República continuar sendo a maior fonte de insegurança institucional do país.

Bolsonaro ofende os valores do país com seu saudosismo da ditadura que já demonstrou diversas vezes, como no ataque à memória de Fernando Santa Cruz, pai do presidente da OAB. Ele coloca em risco o patrimônio natural brasileiro com sua tresloucada política ambiental. Ele mente sobre eventos da história e sobre fatos presentes. Ele acirra a divisão da sociedade. Tudo isso tem o efeito de aumentar a probabilidade de um cenário turbulento. E é exatamente de cenários de conflitos e de ruptura que os investidores fogem. O estilo do presidente é nefasto por razões políticas e sociais. Mas é ruim também para a economia porque compromete as expectativas de recuperação.

Com Alvaro Gribel (de São Paulo)

Leia também